Exposição baseada em livro aborda artefatos de cura e educação

Nesta sexta-feira, 17, ocorre a abertura da exposição Fotos, Prosa e Verso: Artefatos de Cura e Educação. O lançamento será às 19h, na Casa das Artes Regina Simonis, em Santa Cruz do Sul. A exposição é baseada no livro que leva o mesmo nome. A obra é resultado da pesquisa de pós-doutorado da diretora de Ensino da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e do Hospital Santa Cruz, Giana Diesel Sebastiany, com orientação do professor Camilo Darsie de Souza e design de Gabriel Steindorff.

A exposição consiste na apresentação de fotos e versos que estão presentes no livro. O material faz parte da pesquisa desenvolvida por Giana sobre as práticas e os artefatos de cura utilizados pelas famílias na zona rural e na zona urbana de Sobradinho, município de origem da professora.

“Eu fiz essa pesquisa com a parceria da minha irmã, que é enfermeira de uma unidade básica de Sobradinho, e com oito agentes comunitários de saúde durante seis meses. Visitamos as famílias, fotografamos as práticas de cura e selecionamos algumas falas com essas famílias”, conta Giana. “São reflexões minhas a partir da vivência com as famílias e também versos da música popular brasileira. Eu procurei organizar tudo isso numa exposição que fizesse sentido, que as pessoas pudessem sentir o que significam esses artefatos de cura e as práticas de cura para essas famílias no contexto do município de Sobradinho”, acrescenta.

O material também apresenta a fé da comunidade em que a pesquisa foi feita. “Foram mais de 300 fotos, sendo que 50 foram selecionadas com as reflexões. É um material muito rico e a fé aparece muito forte como uma complementação para o tratamento farmacológico dado pelo médico. Exemplo disso são algumas alternativas como a benzedura, uma tradição no interior, usada como uma forma de carinho, amor e conexão entre as pessoas e é uma prática que está se perdendo”, explica a professora.

A exposição fica aberta até o dia 1° de abril. A Casa das Artes Regina Simonis está localizada na Rua Marechal Floriano, 651. O horário de visitação é de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h30min, e aos sábados, das 10h às 14h.

A versão digital do livro pode ser acessada AQUI.