Dia do Profissional de Saúde Residente reforça o papel dessa especialização na região

Desde 2022 é celebrado, em 2 de maio, o Dia Estadual do Profissional de Saúde Residente. Para comemorar a data, o Hospital Santa Cruz estaria promovendo na tarde desta quinta-feira, no auditório da Unidade Ambulatorial Acadêmica, uma atividade voltada aos residentes da Instituição, que teve que ser cancelada devido às condições climáticas da região.

A programação contava com um cine debate a partir do filme Antes de Partir, uma reflexão sobre adoecimento, vida e morte, seguido de uma roda de conversa com a psicóloga do Serviço de Apoio Psicológico às Residências da casa de saúde, Vitória Merten Fernandes. Uma nova data deverá ser marcada. Na parte da manhã, a coordenadora da Comissão de Residência Multiprofissional (Coremu) do HSC e do Programa de Residência Multiprofissional em Atenção em Urgência e Emergência, professora Mari Ângela Gaedke, concedeu uma entrevista na Rádio Santa Cruz juntamente com o residente de Enfermagem Leandro da Silva de Medeiros e a residente de Psicologia Barbara Susanne Etges, onde eles falaram sobre os programas de residências do Hospital Santa Cruz e o papel do profissional residente.

Ao todo, são 98 residentes em atividade no HSC neste semestre, oriundos dos programas de residência médica e de residência multiprofissional em saúde. Até então, 338 profissionais já se especializaram na Instituição, qualificando o atendimento em saúde não apenas da região de abrangência do Hospital, mas também de outras regiões em que os profissionais passaram a atuar. Em março deste ano, 60 novos residentes iniciaram suas atividades no HSC.

A Residência Multiprofissional em Saúde se configura em um curso de especialização caracterizado por ensino em serviço e sob orientação de profissionais qualificados. Os programas são desenvolvidos em parceria entre gestores e instituições formadoras, de acordo com a realidade local e orientados pelos princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS). Em 2024, o HSC passou a ofertar três programas de residência multiprofissional, com a adição das áreas de concentração em Atenção Materno Infantil e em Atenção Cardiovascular que se somaram à área de concentração em Atenção em Urgência e Emergência, que já especializou 161 profissionais desde a sua implantação, em 2014.

Já os programas de residências médicas têm por objetivo especializar profissionais por meio da formação em serviço, assegurando os princípios do SUS. A residência em Medicina Intensiva, aliada à nova estrutura da UTI Adulto que dobrou a capacidade de atendimento na Instituição, iniciou este ano e consolidou o HSC como um polo de terapia intensiva. Além do novo programa, o Hospital Santa Cruz oferece residências médicas em Cirurgia Geral, Ginecologia e Obstetrícia, Medicina de Família e Comunidade, Clínica Médica e Pediatria, que já possibilitaram a especialização de 177 profissionais médicos.

As residências constituem-se em modalidade de ensino de pós-graduação lato sensu, com carga horária semanal de 60 horas semanais de atividades teórico-práticas. As bolsas recebidas pelos residentes têm o valor bruto de R$ 4.106,09 cada e são concedidas pelo Ministério da Saúde. Mais informações sobre os programas de residências do HSC podem ser obtidas no site www.hospitalstacruz.com.br, link Ensino e Pesquisa, ou na Secretaria de Ensino e Pesquisa da Instituição, telefone (51) 3713-7428 e e-mail sephsc@unisc.br.