Artigo: Semana da Experiência do Paciente – Ações que geram valor!

A Experiência do Paciente é um dos pilares que norteiam nossas atividades visando entregar cada vez mais qualidade e excelência nos serviços prestados pela Instituição. Por isso, o Hospital Santa Cruz tem se dedicado intensamente na busca de alternativas que tornem a jornada dos nossos pacientes e usuários ainda mais humanizada.

Ao longo de 2023, o HSC colocou em prática o projeto de design estratégico Experiência do Paciente. O objetivo foi identificar oportunidades de melhoria nos mais diversos pontos de contato dos usuários com o Hospital, a fim de proporcionar experiências positivas e agregar valor para ambas as partes.

Para desenvolver o projeto foi selecionada uma equipe de trabalho que participou de workshops cocriativos que ajudaram a promover o entendimento quanto à experiência de excelência para o paciente desde as portas de entrada até a alta. Após o diagnóstico inicial, foram aplicadas entrevistas aos usuários que resultaram no mapeamento que definiu as estratégias de ações a partir do entendimento de como as pessoas se comportam e se sentem quando interagem com os serviços oferecidos pelo Hospital.

Identificadas as oportunidades, foi possível propor melhorias com base nas percepções de quem usa o serviço. Sendo assim, algumas ações já vem sendo desenvolvidas e que vão ao encontro da proposta da Experiência do Paciente, que é proporcionar a melhor jornada durante a sua estada em nosso Hospital. Entre elas estão as apresentações musicais nos corredores do HSC, com a participação de corais da região e da Orquestra da Unisc, a entrega de cartão motivacional no café da manhã de pacientes internados e de pacientes em checkup, mesversário dos bebês internados na UTI Neonatal e na UCI, cartão e comemoração do aniversário de pacientes internados e a sala de recreação da Pediatria, além da Sala das Hortênsias, destinada ao atendimento mais acolhedor de mulheres vítimas de violência, e das reformas no Pronto Atendimento SUS, visando aprimorar o conforto e o atendimento, entre outras.

Para que a experiência do paciente atinja seu objetivo, também é fundamental o envolvimento do público interno da Instituição, que são seus funcionários. Nesse sentido, no último ano foi criada a Brigada Psicossocial, que tem como objetivo acolher os colegas frente a situações que interferem na sua saúde mental e emocional. Também foi implementado o Café da Manhã dos Aniversariantes do Mês e o projeto #conexãoHSC, que mostra para a comunidade, por meio das redes sociais, quem são as pessoas que movem o Hospital Santa Cruz.

Com 116 anos de dedicação à saúde da comunidade, somos o hospital de referência no Vale do Rio Pardo, certificado como Hospital de Ensino, com a Acreditação Nível 2 da ONA e já em processo de estruturação visando ao Nível 3. Para isso estamos em constante evolução, buscando sempre proporcionar a melhor experiência possível para os nossos usuários.

Carolina Galan de Lima, gerente de relacionamento do HSC.