Hospital Santa Cruz lança cronograma de capacitações internas para 2023

O Setor de Desenvolvimento Humano e Educação Permanente do Hospital Santa Cruz lançou na tarde de quinta-feira, dia 2, o cronograma de capacitações institucionais de 2023. A atividade ocorreu na sala de reuniões da casa de saúde e iniciou com uma apresentação de indicadores seguida de oficinas sobre como usar o Google Classroom, disponibilizadas em diversos horários nos quatro turnos de trabalho do Hospital.

Na abertura, a equipe de Desenvolvimento Humano e Educação Permanente apresentou os números referentes ao ano de 2022, quando foram promovidas 39.529 horas de capacitação para os funcionários, totalizando 7.715 participantes. Ao todo foram abordados 137 temas, como saúde e segurança do trabalhador, qualificação da área assistencial, segurança do paciente e integração de novos funcionários. O principal objetivo, segundo a psicóloga do HSC Letícia Aline Back, é a qualificação e a atualização constante dos profissionais da Instituição.

“A metodologia para cada uma das capacitações é definida de acordo com a necessidade da temática e/ou técnica a ser desenvolvida”, explica a psicóloga. “Nesse sentido, o HSC conta com estratégias metodológicas presenciais e virtuais, buscando o melhor aproveitamento do conteúdo proposto”, acrescenta.

Em relação ao processo de entrada dos novos funcionários, foram idealizadas trilhas de desenvolvimento específicas para cada cargo e área de atuação. As trilhas têm por objetivo mapear as principais necessidades de conhecimentos, informações e capacitações que os profissionais precisam receber dentro dos primeiros meses de trabalho, estruturando um processo de acompanhamento do gestor que é monitorado pela equipe de Desenvolvimento Humano. “O processo de construção de trilhas de desenvolvimento amplia o olhar para as especificidades de cada área de atuação, bem como possibilita um acompanhamento mais singularizado para a adaptação do novo funcionário”, define Letícia.

Na manhã de sexta-feira, 3, foi realizada a premiação dos colaboradores com mais horas de treinamento concluídas no ano de 2022. Receberam o certificado Andrea de Moraes, Josiane Noronha, Graziela de Marins, Márcia Gehrke, Douglas Seberino, Ana Paula Morais de Oliveira e Karine Rodrigues. A entrega foi feita pelos respectivos gestores e pela coordenadora do Setor de Recursos Humanos do HSC, Fernanda Haas. Durante os dois dias também ocorreu uma exposição sobre a Trilha de Aperfeiçoamento.