HSC repassa à Liga e ao Município vales para mamografias gratuitas

O Hospital Santa Cruz repassou na quarta-feira, dia 8 de março, 70 vales para exames de mamografia gratuitos que serão distribuídos à comunidade pela Secretaria Municipal de Saúde e pela Liga Feminina de Combate ao Câncer de Santa Cruz do Sul. O valor das mamografias foi obtido por meio da ação alusiva ao Outubro Rosa promovida pelo Centro de Diagnóstico e Intervenção por Imagem (CDII) junto às empresas do município e a estabelecimentos parceiros do Programa de Fidelidade Amigo HSC, além da comercialização de 295 guarda-chuvas alusivos à campanha.

Durante o mês de outubro, as empresas participantes podem colaborar com a campanha oferecendo uma porcentagem do valor de alguns de seus serviços ou produtos comercializados no período. O objetivo é fomentar o comércio local e ajudar as mulheres na prevenção do câncer. A quantia arrecadada com estas ações é revertida integralmente em mamografias gratuitas para a comunidade.

Os vales foram entregues pelo diretor geral do HSC, Vilmar Thomé, para a presidente da Liga Feminina de Combate ao Câncer, Michele Henn Waechter, e para a coordenadora de departamento na Secretaria de Saúde do município, Clarissa Folle. Michele agradeceu a parceria e destacou o engajamento da comunidade, que sempre apoiou a causa.

“A liga tem 45 anos de atuação em Santa Cruz do Sul e auxiliamos 180 pacientes de baixa renda do município, desde medicamentos até suplementos alimentares”, explicou. “As mamografias ajudam muito na prevenção do câncer de mama, e essa parceria reforça que, juntos, podemos fazer ações ainda maiores”.

Clarissa também salientou a importância da prevenção e o que ações como essa podem refletir no futuro. “A melhor forma de combater o câncer é a prevenção”, disse a representante da prefeitura. “O nosso foco é estar sempre buscando alternativas, apoiar as mulheres e incentivar a prevenção”, acrescentou.

A gerente de relacionamento do HSC, Carolina Galan de Lima, aproveitou para falar do Checkup da Mulher, lançado em 8 de março, no Dia Internacional da Mulher. “É sempre um prazer fazer este tipo de campanha, principalmente quando se fala de prevenção”, afirmou ela. “No Outubro Rosa superamos a meta de mamografias, foi um sucesso. A comunidade comprou a ideia”.

Para a analista de relacionamento e serviços do CDII, Aline Marques Rocha, o engajamento de todos foi fundamental. “As pessoas chegavam na recepção e pediam pelos guarda-chuvas. Ficamos muito felizes em poder auxiliar”, destacou. A assessora de projetos e captação de recursos do Hospital, Luiza Machado Lima Knak, também agradeceu a colaboração da comunidade. “É uma corrente de solidariedade”, definiu.

A solenidade contou ainda com a presença do gerente administrativo do HSC, Felipe dos Santos; da assistente de projetos e captação de recursos, Tamara Riediger; e da analista comercial do Hospital, Aline Strieder Motta.