HSC segue com as reformas de ampliação das UTIs Neonatal e Pediátrica

As reformas dos ambientes das Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) Neonatal e Pediátrica do Hospital Santa Cruz começaram no início do mês de julho. Por esse motivo, os dois leitos pediátricos, destinados a crianças de 29 dias a 12 anos de idade, estão temporariamente bloqueados até o término da obra. Os leitos neonatais, para crianças recém-nascidas até 28 dias de idade, serão mantidos.

Conforme a direção do Hospital, o objetivo da medida é assegurar a qualidade da assistência e a segurança no atendimento prestado aos usuários. A reforma está programada para ocorrer em um período de aproximadamente 180 dias. Enquanto isso, havendo a necessidade de internação em leitos de UTI pediátrica, os pacientes serão cadastrados no Sistema de Regulação de Internações Hospitalares (Gerint) e direcionados para a referência indicada pela regulação estadual.

O projeto da UTI Pediátrica abrange a reforma, ampliação e adequação dos ambientes e a aquisição de materiais e equipamentos, possibilitando a modernização da atual UTI Neonatal e a implantação da UTI Pediátrica, com cinco leitos. Com a mudança, a UTI Pediátrica, que atende crianças de 29 dias a 12 anos, passará de dois para cinco leitos, sendo quatro para atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Na UTI Neonatal, que atende recém-nascidos até 28 dias, o número de leitos passará de oito para 10, sendo oito para o SUS.