Congresso de Terapia Intensiva segue até este sábado na Unisc com mais de 500 inscritos

Pela primeira vez Santa Cruz do Sul é sede do Congresso Gaúcho de Terapia Intensiva, que segue até este
sábado na Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) com mais de 500 inscritos e 60 palestrantes. A 12ª edição do evento tem como tema a inovação e a programação pode ser acessada no link https://sotirgs.com.br/congresso2023.

A Sociedade de Terapia Intensiva do Rio Grande do Sul (Sotirgs) é a promotora deste evento científico, com o apoio da Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB). Conforme o presidente da Sotirgs, Márcio Osório Guerreiro, a discussão acerca do tema Inovação em Terapia Intensiva nasce da necessidade de se conseguir agregar novas tecnologias à melhoria do cuidado assistencial.

“Equipamentos de monitorização e intervenção mais modernos e mais complexos vem sendo progressivamente utilizados no dia a dia da terapia intensiva”, justifica. “Nosso grande desafio é utilizá-los de maneira eficiente, traduzindo esta utilização em um cuidado assistencial de excelência”, completa Guerreiro.

Além do tema central, estão sendo abordados também assuntos tradicionais como ventilação mecânica, sepse, hemodinâmica e sedação. Seguindo a ideia de descentralização e interiorização do Congresso Gaúcho, para 2023 foi escolhida como sede a cidade de Santa Cruz do Sul, referência no Estado e no País na área de intensivismo quando se fala em interiorização. A Comissão Organizadora e Científica do evento terá como presidente o coordenador médico das Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) dos hospitais Santa Cruz e Ana Nery, Rafael Foernges (Ao centro, na foto).