Solenidade marca o início das obras de melhorias e ampliação do Pronto Atendimento SUS

O Hospital Santa Cruz e a Câmara Municipal de Vereadores de Santa Cruz do Sul realizaram, no dia 6 de abril, uma solenidade para marcar o início das obras de ampliação e reforma da Unidade de Pronto Atendimento SUS / Urgência e Emergência (PA) da casa de saúde. Mais de R$ 1,5 milhão dos recursos foram repassados pelo legislativo, oriundos das sobras de orçamento dos anos de 2021 e 2022, além de um aporte da Prefeitura Municipal de Santa Cruz do Sul previsto no orçamento de 2023.

A cerimônia ocorreu em frente ao PA e contou com a presença da presidente da Câmara, vereadora Bruna Molz, e dos vereadores Ilário Keller, Francisco Carlos Smidt, Nicole Weber, Raul Fritsch e Rodrigo Rabuske, além de representantes da direção e funcionários do HSC. A reforma prevê três etapas, que são a construção de uma sala de espera externa, dedicada aos familiares, melhorias no ambiente interno adequando o espaço já existente e a ampliação da sala de emergência, sala de espera e consultórios.

Na parte externa, em frente ao prédio, será construído um novo ambiente, climatizado, garantindo melhor acesso e acolhida aos familiares e acompanhantes que desejam ficar no local. As ampliações e reformas incluem também demolições, instalações de rede de gases medicinal, pontos hidráulicos, elétricos e de rede, acessibilidade dos ambientes, pinturas, coberturas, entre outras melhorias. Anualmente, cerca de 40 mil atendimentos são realizados na unidade.

“Este é um momento histórico para a saúde de Santa Cruz do Sul”, comemorou o diretor geral do Hospital, Vilmar Thomé. “Estamos constantemente buscando soluções para poder atender cada vez melhor a população, proporcionando melhores condições de saúde aos pacientes atendidos, bem como para oferecer uma melhor acolhida e conforto aos pacientes, familiares e acompanhantes”, ressaltou.

Conforme a diretora de Enfermagem do HSC, Fernanda Ribeiro Gallisa, a proposta é qualificar ainda mais a assistência e agilizar os fluxos de atendimento dos pacientes de baixo risco. “Além disso, a ampliação da sala vermelha irá ampliar o número de leitos de emergência e, também, qualificar a assistência de urgência e emergência”, acrescentou. Para os profissionais, segundo a diretora, os novos ambientes irão proporcionar mais segurança e ajustes nas condições de trabalho em relação às questões ergonômicas.

A coordenadora médica da Unidade de Pronto Atendimento, Bárbara Swarowsky Tabach, salientou a oportunidade de aprimorar o espaço físico. “Esperamos, com essas mudanças, promover ainda mais qualidade de vida e humanização”, disse.

Os vereadores também destacaram a relevância da obra para Santa Cruz do Sul e a soma de esforços pluripartidários que resultaram na sobra dos recursos. “Isso só é possível por meio da boa gestão do dinheiro público, que proporciona a realização de uma ação tão importante.”, afirmou a presidente da Câmara Bruna Molz. “O valor da saúde é imensurável”, complementou Rodrigo Rabuske.

Presidente do legislativo em 2021, Ilário Keller lembrou que a Câmara de Santa Cruz do Sul é uma das mais enxutas do Estado. “Com isso, os recursos que sobram voltam para a prefeitura, permitindo investir em demandas do município”, explicou. “Assim que recebemos a demanda, em 2021, nos sensibilizamos para destinar uma parte destes recursos ao Hospital Santa Cruz”, finalizou o vereador.