Kelly Moraes anuncia o repasse de recursos para a UTI Neonatal do HSC

Na segunda-feira, dia 9 de maio, a deputada estadual Kelly Moraes (PL) esteve no Hospital Santa Cruz para anunciar o repasse de recursos via Estado para a compra de cinco equipamentos destinados à Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal da Instituição, no valor de R$ 523.695,95. A solenidade ocorreu na sala de espera da UTI Neonatal/Pediátrica do HSC.

Com os recursos serão adquiridos dois ventiladores pulmonares, um aparelho de raio-X e dois bilirrubinômetros. Conforme o reitor da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e presidente da Associação Pró-Ensino em Santa Cruz do Sul (Apesc), Rafael Frederico Henn, esse investimento é importante porque vai qualificar ainda mais a estrutura de atendimento às crianças recém-nascidas no Hospital Santa Cruz. “Esses recursos são fundamentais não só para o município de Santa Cruz do Sul, mas para toda a região”, salientou.

O diretor geral do Hospital Santa Cruz, Vilmar Thomé, agradeceu à deputada Kelly Moraes pela destinação dos recursos à Instituição. “É com muita satisfação que o Hospital Santa Cruz recebe o anúncio deste repasse. Nosso hospital é referência em gestantes de alto risco e esse investimento reforça a vocação da nossa Instituição na área materno-infantil”, enfatizou.

Em sua fala, a deputada destacou que a saúde pública sempre mereceu atenção especial dela e do deputado Marcelo Moraes. “Tudo o que pudermos fazer pela saúde nós iremos fazer, é nossa prioridade”, garantiu Kelly Moraes. “A liberação desses recursos é fruto de uma articulação dos nossos mandatos, e quem ganha é toda a comunidade”, ressaltou.

Segundo o deputado Marcelo Moraes, a UTI Neonatal e Pediátrica do Hospital Santa Cruz é um dos maiores orgulhos da família Moraes em mais de 40 anos de mandato. “É uma satisfação muito grande estar aqui novamente destinando recursos para esta UTI, tendo em vista o papel que sempre tivemos desde a criação e a idealização desta estrutura”, disse. “Temos sistematicamente destinado recursos tanto para custeio quanto para modernização desta unidade. Somente nos últimos dois anos foram cerca de R$ 2 milhões para custeio”, acrescentou o deputado.

A coordenadora da 13ª Coordenadoria Regional de Saúde, Mariluci Reis, falou dos avanços que a modernização e os investimentos dos últimos anos proporcionaram à saúde na região. “Se antes a solicitação de leitos era feita por telefone, hoje há um sistema interligado que facilita, agiliza esse processo”, exemplificou. “Da mesma forma, investimentos em equipamentos são fundamentais para prestar um atendimento de qualidade à população”. Mariluci reforçou também sobre a importância dos prestadores de serviços serem questionados sobre suas necessidades, a fim de otimizar a aplicação dos recursos destinados.

Também estavam presentes na solenidade os vereadores Rodrigo Rabuske, Serginho Moraes e Nicole Weber e a diretora de ações e programas de saúde do município, Anelise Aprato, no ato representando a secretária municipal de saúde de Santa Cruz do Sul, Daniela Dumke, além da diretora de enfermagem do HSC, Fernanda Gallisa, da responsável técnica da Unidade de Cuidados Intermediários, Fabiane Rosa de Souza, e da responsável técnica da UTI Neonatal, Daniela Miranda Uroda. Ao final, todos foram convidados a conhecer as instalações da unidade.

Os equipamentos
A pediatra e neonatologista Fabiane Rosa de Souza, que atua há 15 anos no Hospital Santa Cruz, relembrou o cuidado especial que a família Moraes sempre teve com a UTI Neonatal e Pediátrica desde a sua fundação, há 25 anos. “Estamos em constante evolução para melhor atender nossa comunidade, prioritariamente, assim como estender um atendimento de qualidade a toda região e estado”, citou a médica.

Durante a solenidade, Fabiane explicou a função e as especificidades dos equipamentos que serão adquiridos com os recursos destinados pela deputada:

  • Os ventiladores são de última geração e permitem suporte respiratório neonatal (até um mês de vida) e pediátrico para crianças de qualquer idade. O modelo permite ventilação no modo volume garantido, que hoje representa a melhor estratégia técnica para neonatos prematuros extremos com peso inferior a 1kg.
  • O aparelho de RX portátil garantirá agilidade e precisão nos exames a beira de leito do paciente.
  • Os aparelhos de medição de bilirrubina não-invasiva permitem verificar e icterícia, popularmente conhecida como o “amarelão” em todos os pacientes da área materno-infantil do HSC, reduzindo coletas de exames laboratoriais, procedimentos que são dolorosos para os recém-nascidos, permitindo uma alta mais rápida e segura.