Curso de Fisioterapia da Unisc e HSC promovem curso de capacitação

O curso de Fisioterapia da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) promoveu, no dia 6 de março, a capacitação Insuficiência Respiratória Aguda na Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA) e na Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC): Detecção precoce e protocolo de suporte básico de vida, ministrada pelo coordenador de enfermagem do Pronto Atendimento do Hospital Santa Cruz, Anderson de Moraes, e pela professora Dulciane Paiva. A capacitação foi teórico-prática e abordou as bases do suporte ventilatório e da oxigenação na insuficiência respiratória aguda ou crônico-agudizada e o protocolo de parada cardiorrespiratória.

Participaram da atividade estudantes dos campos de estágios curriculares em Fisioterapia na Saúde Coletiva, Clínica FisioUnisc e HSC, além de fisioterapeutas e enfermeiros residentes do Hospital que recebem suporte do Ministério da Saúde para sua formação na casa de saúde, docentes fisioterapeutas e acadêmicos dos cursos de Enfermagem. Segundo a coordenadora do curso de Fisioterapia da Unisc, professora Angela Cristina Ferreira da Silva, e a vice-coordenadora, professora Patrícia Oliveira Roveda, a iniciativa teve como objetivo a maior preparação na formação acadêmica em saúde para a situação de parada cardíaca, uma vez que pacientes com diferentes diagnósticos de doenças respiratórias e neuromusculares são assistidos em seus campos de prática, além de proporcionar ações conjuntas entre os estagiários dos três níveis de atenção em saúde.

Para Dulciane e Anderson, o treinamento permitiu aos participantes colocar em prática o protocolo a ser seguido em caso de parada cardíaca, situação de emergência que ocorre de modo súbito nos mais diversos locais públicos ou privados, bem como dentro de instituições de saúde. “As medidas de suporte básico de vida podem ser decisivas em preservar a vida do indivíduo até a chegada do socorro avançado para intubação, ventilação e encaminhamento do paciente ao hospital”, explicam. “A atividade foi muito importante, pois resultou em capacitação efetiva aos estudantes e profissionais presentes que certamente saberão como agir em casos semelhantes, provendo ajuda imediata e qualificada à população”.