Artigo: Hospital Santa Cruz “PARA” para higienizar as mãos

O dia 5 de maio é marcado como o dia mundial de higiene das mãos e o HSC aproveita mais esta oportunidade para relembrar os cuidados a serem seguidos por todos os profissionais de saúde para prevenir infecções e garantir a segurança do paciente. A higiene realizada no momento certo e da maneira correta salva vidas e, portanto, com pouco tempo contribui para a sua saúde e com a saúde dos que estão ao seu redor. A aplicabilidade desse tempo em ações simples e menos dispendiosas, como a higiene de mãos, qualifica o cuidado e reduz o impacto econômico para todos em decorrência de eventos infecciosos. Todos essses eventos causam sofrimento para os pacientes e seus familiares e as infecções consomem recursos que poderiam ser investidos em medidas preventivas.

O principal objetivo desta campanha é prevenir e minimizar o risco de contágio de doenças dentro do serviço de saúde e alertar sobre a importância de higienizar as mãos.  Sabe-se que esta é a principal ação para reduzir a transmissão das infecções relacionadas à assistência à saúde, incluindo aquelas provocadas por microrganismos multirresistentes, promovendo a segurança dos pacientes, profissionais e usuários dos serviços de saúde. A higienização adequada das mãos engloba um conjunto de práticas diárias e constantes, além de educar e estimular esses profissionais para torná-los conscientes da importância de tal hábito e assim aumentar a adesão.

Essa campanha é fomentada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) que vem estimulando a melhoria das práticas de higiene das mãos em serviços de saúde para combater também a resistência microbiana. Em 2017, o tema da Campanha mundial Salve vidas: higienize suas Mãos, estimulado pela OMS e apoiado pela Anvisa é Luta contra a resistência microbiana: está em suas mãos. Ainda, de acordo com as Diretrizes da OMS, sobre Higienização das Mãos em Serviços de Saúde, é importante que o profissional higienize adequadamente as mãos, antes e após tocar o paciente e de realizar qualquer procedimento, para evitar a transmissão de microorganismos que podem causar infecções.

A preocupação com a prevenção das infecções deve ser reforçada em todos os serviços de saúde, sendo fundamental a prática da higiene das mãos em todos os processos de cuidado. A falta de comprometimento em poucos minutos poderá acarretar em grandes prejuízos. Reflita sobre isso!

Confira aqui o vídeo ilustrativo e o folder explicativo de higienização das mãos.

Comissão de Controle de Infecção e Epidemiologia Hospitalar (CCIH/NHE) e Núcleo Interno de Gerenciamento de Risco e Segurança do Paciente (NIGERSP) – Hospital Santa Cruz