Tradição de mais de 30 anos leva o espírito de Páscoa aos pacientes

Há mais de 30 anos, as irmãs Ilsi Neumann (60) e Neli IMG_3441Müller (61) são responsáveis pela produção dos biscoitos de páscoa que são entregues aos pacientes do Hospital Santa Cruz no café da manhã de domingo. As duas funcionárias são cozinheiras, responsáveis pela padaria do hospital. Após realizarem o trabalho diário na produção de pães e bolos, elas encontram um tempo para manter a tradição dos biscoitos de páscoa.

O preparo exige tempo, paciência e dedicação. Como contam as nutricionistas da Instituição Carolina Antunes e Cinara dos Santos, não é necessário pedir para que elas produzam os biscoitos. “Elas conhecem a tradição, fazem isso sem a gente precisar pedir. Dá pra ver que elas fazem porque realmente gostam daquilo”, comentam.

No total, mais de 110 biscoitos serão distribuídos aos pacientes junto ao café da manhã no dia do festejo. Quando Ilsi começou a trabalhar na padaria do HSC, há 33 anos, o costume já existia. “A gente apenas deu continuidade”, revela Ilsi. Neli, com 37 anos de HSC e há 24 na padaria, ressalta que a prática é um ato de carinho pelos pacientes. “É um jeito de fazê-los feliz no dia da Páscoa”, define.

O trabalho vai além do preparo da massa e da modelagem dos biscoitos em formato de coelho. Após esfriarem, um dos lados é pintado com uma camada de chocolate. Duas horas depois, quando o chocolate seca, o outro lado é pintado. Apenas após toda essa etapa que as irmãs dedicam-se a enfeitar os mimos de páscoa, pintando os olhos e decorando os biscoitos. E com tanto trabalho por fazer, as irmãs fazem o serviço extra com um sorriso no rosto. “Tudo dá trabalho. É só com trabalho que a gente consegue as coisas”, finaliza Ilsi.