Histórico
O Hospital Santa Cruz foi contemplado, por meio do Edital nº 28, de 27 de junho de 2013, com a implantação do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde (PRMS) oferecendo, anualmente, por meio do Ministério da Saúde, 20 bolsas distribuídas nas áreas de Nutrição (duas), Fisioterapia (quatro), Enfermagem (quatro), Farmácia (quatro), Psicologia (duas), Odontologia (duas), Educação Física (uma) e Serviço Social (uma). A duração do programa é de dois anos sendo o mesmo desenvolvido nas dependências do HSC, da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e da Secretaria Municipal de Saúde, parceiros na implantação do programa.
Após ingresso no PRMS, a área de concentração de formação dos residentes é a de Atenção em Urgência e Emergência, configurando-se em ensino de pós-graduação Lato Sensu destinado às profissões relacionadas sob a forma de curso de especialização, caracterizado por ensino em serviço e sob orientação de profissionais altamente qualificados. Em janeiro de 2024 o Hospital Santa Cruz recebeu aprovação dos programas de residência multiprofissional na área de concentração em Atenção Cardiovascular, com 9 bolsas distribuídas nas áreas de Enfermagem (duas), Farmácia (duas), Fisioterapia (duas), Nutrição (uma), Psicologia (uma) e Serviço Social (uma), e na área de concentração em Atenção Materno-Infantil, com 6 bolsas distribuídas em Enfermagem (duas), Farmácia (uma), Fonoaudiologia (uma), Nutrição (uma), Psicologia (uma) e Serviço Social (uma).
Os programas são desenvolvidos em parceria entre gestores e instituições formadoras de acordo com a realidade local e orientados pelos princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS). O PRMS em Atenção em Urgência e Emergência é coordenado pela Prof.ª Dra. Mari Ângela Gaedke, que também coordena a Comissão de Residência Multiprofissional em Saúde (Coremu), com a vice-coordenação representada pela preceptora enfermeira Andreia Schubert de Carvalho. O PRMS em Atenção em Cardiovascular é coordenado pela Prof.ª Dra. Dulciane Nunes Paiva e, o PRMS em Atenção Materno-Infantil, pela prof.ª Dra. Fabiana Assmann Poll.
A carga horária é de 60 horas semanais, totalizando 5.760 horas. As 20 bolsas, no valor bruto de R$ 4.106,09 cada uma, são financiadas pelo Ministério da Saúde. Mais informações podem ser obtidas na Secretaria de Ensino e Pesquisa do HSC/Coremu, telefone (51) 3713-7428.
Proposta do PRMS-COREMU
A proposta inovadora dos programas busca qualificar profissionais para atuarem em sistemas e serviços públicos no âmbito de um Hospital de Ensino e da Rede de Saúde, abrangendo os momentos pré-hospitalar, hospitalar e pós-hospitalar nos diferentes níveis de complexidade estabelecidas pela Comissão Nacional de Residência Multiprofissional em Saúde (CNRM), onde se prevê a realização de práticas alinhadas aos princípios do SUS.
Para a formação dos residentes das nove áreas da saúde, contempla-se a estrutura de preceptor, sendo esse o profissional que formará o residente no ensino em serviço, devendo possuir título mínimo de especialista e o tutor, profissional professor com título mínimo de mestre e que deve nortear a formação do residente com os aspectos pedagógicos. Todos os docentes que desenvolvem a tutoria no PRMS do Hospital Santa Cruz possuem vínculo com a Universidade de Santa Cruz do Sul e possuem título de mestre ou doutor.
Coordenadora Coremu e PRMS: Profa. Drª. Mari Ângela Gaedke
Vice-Coordenadora Coremu: Preceptora enfermeira Andreia Schubert de Carvalho