Programa credenciado pela Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM/MEC), por meio do Parecer nº 1611/2021, Processo nº 2021-985, aprovado em 29 de novembro de 2021.
Duração do Programa: 3 anos
Número de vagas:
• R1: 04 vagas
• R2: 04 vagas
• R3: 04 vagas
Supervisor: Prof. Isaque Schuster Ensslin
Objetivos Gerais
Formar médicos especialistas capacitados para atuar na promoção da saúde, prevenção, diagnóstico e tratamento das doenças e condições próprias do recém-nascido, da criança e do adolescente, nos diferentes níveis de atenção à saúde.
Desenvolver competências para o atendimento integral e longitudinal da criança e do adolescente, tanto em nível ambulatorial, em unidades básicas de saúde e consultórios, quanto em ambiente hospitalar, incluindo o cuidado ao recém-nascido e ao adolescente que necessite de internação.
Aprimorar a capacidade técnico-assistencial do médico residente no cuidado de crianças e adolescentes criticamente enfermos, incluindo a atuação em Unidades de Terapia Intensiva Pediátrica (UTIP), proporcionando conhecimentos e habilidades para a avaliação, diagnóstico, tratamento e acompanhamento desses pacientes.
Capacitar o médico residente para reconhecer e manejar situações de urgência e emergência pediátrica, desenvolvendo habilidades para a realização de atendimento inicial básico e avançado às crianças e aos adolescentes agudamente enfermos, com segurança, resolutividade e abordagem humanizada.
Promover, ainda, a atuação integrada com a família e a equipe multiprofissional, valorizando o cuidado integral e a segurança do paciente em todas as etapas da assistência.





