O Inserção Comunitária, desde seu início, é marcado pela importância em oportunizar, por meio da tríade universidade – entidade social – estudantes, acesso à produção de experiências baseadas na interação dialógica entre os atores que o integram. As diferentes experiências ocorrem de acordo com a realidade e necessidades de cada uma das entidades parceiras, de modo que os estudantes desenvolvam atividades conforme suas habilidades independentes de suas áreas de formação. Nesta direção, os estudantes são oportunizados a:
– Desenvolverem e aperfeiçoarem competências e habilidades identificadas ou potenciais, bem como se reconhecerem como sujeitos capazes de contribuir com a missão da entidade social escolhida;
– Socializarem experiências com estudantes, integrantes do Programa Inserção Comunitária, de cursos e áreas de formação diferentes aos seus;
– Exercitarem a vivência de acompanhamento interdisciplinar desenvolvida junto a professores extensionistas para além de suas áreas de formação, desenvolvendo novos processos de aprendizagens.
Esta direção de contribuir com algumas das demandas das entidades parceiras com aproximações interdisciplinares, balizam a particularidade do Programa. Embora deriva da concepção de extensão universitária, apresenta peculiaridades de tempo e espaço quanto à atuação dos estudantes inseridos em cada entidade parceira. Isto vale dizer que a Inserção Comunitária ocupa um espaço por meio da parceria entre Unisc e entidades sociais de proposições de atividades que sejam de interesse das entidades, mas que, igualmente, os estudantes vivenciam o fortalecimento da empatia na relação com o outro e o desenvolvimento de consciência com responsabilidade social.