Décadas de comprometimento, empenho e muita disposição

Andar diariamente de bicicletIMG_9268a na terceira idade pode ser um desafio para muitos, mas tem sido a realidade de duas funcionárias do Hospital Santa Cruz que encaram a prática como uma grande vantagem. Sem queixas, dor nas costas ou pernas, Renate Helfer, 60 anos, e Marlene Gertrudes Bucher, 62, trafegam todos os dias cerca de três quilômetros para trabalhar.

Renate e Marlene estão entre os 83 funcionários do Hospital homenageados no dia 16 de outubro por completarem quinquênio na Instituição. A cerimônia foi realizada na sede da Associação dos Docentes da Universidade de Santa Cruz do Sul (Adunisc), no campus da Unisc. Renate, que recebeu uma placa pelos 40 anos dedicados ao HSC, revela que o hábito de andar de bicicleta tem lhe proporcionado muitos benefícios.

“Eu me sinto muito bem, além de que isso contribui muito para minha saúde e minha disposição só aumenta”, revela. Renate comenta ainda que, em suas horas vagas, costuma participar de um grupo de ciclistas de Santa Cruz do Sul. “Já pedalei de Santa Cruz até Sinimbu, como também participei de vários eventos de ciclismo na cidade”, disse.

Já para Marlene, não há lugar para sedentarismo. Segundo ela, a prática do exercício faz parte da sua vida desde que iniciou suas atividades no HSC, há 25 anos. “No primeiro dia que comecei a trabalhar comprei minha bike e utilizei ela como transporte durante oito anos, até comprar meu Fusquinha”, conta. “Mas sentia falta dos exercícios, o que me incentivou a retomar”.

Apesar da falta de pistas para ciclistas, ambas seguem circulando com suas bicicletas sem olhar quaisquer dificuldades. “É um pesar muito grande não termos tanto espaço para pedalar. Na maioria das vezes somos obrigadas a usar as calçadas”, lamenta Marlene.

No entanto, Renate mantém a expectativa de melhorias, como também de novas pessoas adotando a prática do exercício ao ar livre. “Quando ingressei no HSC haviam poucos carros no estacionamento, mas hoje já não há lugar. Mas, ainda assim, temos alguns ciclistas que começaram a adotar este hábito”, comenta.

Renate e Marlene são funcionárias do Centro de Materiais Esterilizados (CME) do HSC. Na trajetória profissional de ambas, há uma bagagem de histórias e momentos especiais que marcaram os anos de dedicação e trabalho na Instituição. “É um prazer chegar até aqui”, conta Renate. Para Marlene, é momento de comemorar. “Me sinto realizada podendo contribuir com as atividades do HSC”, diz. “É muito bom trabalhar aqui”, acrescenta.

Quinquênio
Desde 2012 o Hospital Santa Cruz estabeleceu como norma homenagear os funcionários que completam quinquênios de trabalho na Instituição. Os homenageados recebem um botton com uma determinada cor, que representa o tempo de serviço dedicado ao HSC. O fundo branco significa cinco anos, o azul 10 anos, o bronze 15, o fundo prata 20 e o fundo dourado designa 25 anos de trabalho. A partir dos 30 anos de serviços prestados, o funcionário recebe uma placa.