Alimentos arrecadados em jornada são doados à Asan

Na manhã de terça-feira, 07, o Hospital Santa Cruz, representado pela assistente social Carmem Ronise Moraes Pfeifer, realizou a entrega de 110 quilos de alimentos não perecíveis à Associação de Auxílio aos Necessitados (Asan). As doações foram arrecadadas durante a inscrição para a 6ª Jornada Gaúcha de antimicrobianos e 3ª Jornada de Terapia Intensiva, realizada entre os dias 27 e 28 de outubro no auditório do curso de Medicina, junto à Unidade Acadêmica.

O evento teve o apoio da Liga de Infectologia do curso de Medicina da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e da Comissão de Controle de Infecção e Epidemiologia Hospitalar (CCIH) do HSC.

Asan –  A Asan de Santa Cruz do Sul foi fundada em 1948 para receber meninas grávidas fora do casamento que eram expulsas de casa e abandonadas pela família. Em 69 anos de existência a instituição cresceu e mudou seu foco, passando a atender idosos e pessoas carentes em situação de vulnerabilidade ou risco.

Atualmente a Asan possui 85 internos fixos, sendo que seis são totalmente carentes, ou seja, são recebidos e atendidos de forma totalmente gratuita. Muitos apresentam limitações físicas sérias, alguns até com quadro de dependência química e doença mental. Alguns vieram para a instituição acompanhados das mães em função de pobreza extrema e abandono da família e ainda permanecem sob cuidados da instituição.

A Asan fornece seis refeições diárias (oito para os diabéticos), enfermagem, acompanhamento nutricional, dormitórios, medicamentos e supre as demais necessidades de atendimento aos internos, como acompanhamento médico, odontológico, assistência jurídica, espiritual etc. A entidade é totalmente mantida por doações e por parte dos proventos de aposentadoria e pensão dos residentes. (Fonte: site oficial da Asan)