Unisc e HSC participam de congresso e fórum sobre segurança do paciente

A enfermeira do Hospital Santa Cruz GilcFoto Giliane Bolzan Wansing, representando a Comissão Interna de Gerenciamento de Risco e Segurança do Paciente (Cigersp), e a professora da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) Janine Koepp participaram do 1º Congresso Internacional sobre Segurança do Paciente ISMP Brasil e 5º Fórum Internacional sobre Segurança do Paciente: Erros de Medicação, realizado de 10 a 12 de abril na cidade mineira de Ouro Preto. A promoção foi do Instituto para Práticas Seguras no Uso de Medicamentos (ISMP Brasil), com a proposta principal de promover a implementação de iniciativas voltadas à segurança do paciente.

O evento contou com mais de mil participantes, entre palestrantes nacionais e internacionais, especialistas em segurança do paciente, médicos, farmacêuticos, enfermeiros, acadêmicos, gestores da área de saúde e representantes da indústria farmacêutica. Conforme Gilciane, as atividades foram voltadas ao debate e à busca de novos caminhos para implantação de práticas seguras no atendimento ao paciente.

“Foram abordados tópicos relacionados à integração de ações e iniciativas voltadas à segurança do paciente em diferentes áreas da atenção, organização e gestão de serviços de saúde”, relatou a enfermeira. “Além disso, discutiu-se estratégias políticas e educativas sobre a temática, suas repercussões na prática profissional em saúde, desafios, aspectos éticos e acreditação de instituições de saúde”.

Comissão
A Comissão Interna de Gerenciamento de Risco e Segurança do Paciente do Hospital Santa Cruz atua desde 2010 com ações voltadas à segurança do paciente, tendo como objetivo registrar e analisar eventos adversos, incluindo potenciais, de forma a identificar, implementar e acompanhar melhorias necessárias no processo assistencial. É composta por uma equipe multidisciplinar da Instituição.