HSC promove integração no Dia do Enfermeiro

Para celebrar o Dia do Enfermeiro, o Hospital Santa Cruz reaIMG_9938lizou, no dia 12 de maio, um programa totalmente diferenciado. Os profissionais da área participaram de uma integração em um local distante e diferente da estrutura e do ambiente hospitalar. Na intenção de promover o encontro em um ambiente tranquilo foi escolhida a Casa de Retiros Loyola, em Santa Cruz do Sul.

A programação iniciou por volta das 8h30min com o depoimento do diretor geral do HSC, Vilmar Thomé, e da gerente assistencial, enfermeira Fernanda Gallisa. Em seguida, foi realizada uma palestra com o tema A importância da enfermagem, ministrada pelo pastor Günter Losekann, que prestou um depoimento e falou sobre espiritualidade na área da saúde. Logo após a palestra, os enfermeiros participaram de um café.

As atividades também consistiram em um relaxamento e reflexão em frente à cascata situada no pátio da casa de retiros, proporcionando aos participantes o contato direto com a natureza. Na ocasião, os enfermeiros falaram sobre suas expectativas para o trabalho e idealizações profissionais para o ano de 2014. O fechamento teve como atrativo uma atividade laboral e recreativa. A programação se repetiu na parte da tarde.

A profissional da área de Educação Física e funcionária do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (Sesmt) do HSC, Fernanda Ulguim, coordenou algumas das atividades. Para ela, a programação foi específica para os participantes devido às particularidades enfrentadas na profissão, havendo a necessidade do reequilíbrio emocional e físico dos enfermeiros e de estimular a gestão de trabalho. “A proposta de todo o evento partiu do autoconhecimento dos profissionais, que se deu por meio da espiritualidade e da natureza”, definiu Fernanda.

O enfermeiro do Pronto Atendimento (PA) Allan Silva disse que o encontro é importante para a valorização e motivação dos profissionais, reforçando o vínculo entre os colegas de equipe em um ambiente externo, ou seja, abrindo uma exceção para praticar atividades relacionadas à profissão, mas fora do local diário de trabalho. “É um momento de descontração necessário”, ressaltou Allan.

Para a atividade foram convidados os 72 enfermeiros que, atualmente, compõem o quadro de funcionários do HSC. Conforme as psicólogas do setor de Recursos Humanos que trabalharam na organização da integração, Patrícia Rechia Fighera e Caruline Moralles Correa, estes profissionais trabalham diariamente no cuidado ao outro. “Sendo assim, elaboramos atividades que estimularam o autocuidado, o (re)conectar-se consigo”, complementaram.