HSC amplia segurança com identificação de pacientes

Iniciou no mês de setembro o uso de pulseiras de identificação para pacientes nas duas recepções, particular/convênios e SUS, do Hospital Santa Cruz (HSC). A ação, que visa qualificar a segurança dos atendimentos aos pacientes, abrange adultos e crianças em internação e procedimentos cirúrgicos. A pulseira contém o nome do paciente, o código de barras gerado para ele, a data de nascimento, o número do atendimento e a data de ingresso no HSC.

Por mês circulam cerca de 15 mil acompanhantes e visitantes no Hospital. Por ano, são feitas 12 mil internações e 213 mil atendimentos ambulatoriais. Diante disso, a Comissão de Segurança do Paciente, em atividade há três anos na Instituição, em parceria com a Direção, desenvolvem um planejamento estratégico de ações que promovem a qualificação e a segurança dos atendimentos hospitalares. “O número de procedimentos e atendimentos está aumentando, por isso o controle de pacientes é essencial para a qualificação dos serviços prestados”, garante o gerente assistencial do HSC, Fernando Wegner.

Para o diretor administrativo Egardo Orlando Kuentzer, a identificação dos pacientes, assim como o uso de etiquetas para os visitantes, é uma de uma série de medidas implantadas no Hospital por meio da informatização. “Nós consideramos fundamental a segurança do paciente e poder utilizar a tecnologia, como as pulseiras que são impressas na hora da entrada no HSC, possibilita o controle em rede do atendimento efetuado, com a identificação fácil e legível das informações de cada pessoa”, declara.

A informatização dos processos dentro do HSC vem sendo desenvolvida desde 2006, quando foram implantados simultaneamente todos os sistemas que suportam os processos do negócio hospitalar. Nessa etapa, a Instituição promoveu a informatização da admissão administrativa do paciente, a modernização do meio de produção dos prontuários, a informatização da farmácia e seus subestoques (dispensação de materiais e medicamentos), do serviço de controle de infecção, do faturamento e do Serviço de Arquivamento Médico e Estatístico, da gestão financeira, do controle patrimonial, do setor de compras e almoxarifado, do serviço de nutrição e dietética, da rouparia e do setor de manutenção, além da informatização das rotinas do centro cirúrgico, entre outros.