Hospital Santa Cruz conquista a Acreditação Hospitalar Nível 1

O Hospital Santa Cruz foi certificado com o Nível 1 do principal selo de qualidade nacional concedido às instituições de saúde: a Acreditação Hospitalar. Com a conquista, o HSC passou a fazer parte do seleto grupo de 6,5% dos hospitais brasileiros que são Acreditados. A visita dos avaliadores externos do Instituto Brasileiro para Excelência em Saúde (IBES) ocorreu de 19 a 21 de outubro e o resultado foi homologado na terça-feira, dia 16 de novembro, pela Organização Nacional de Acreditação...

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CCIH elabora informativo sobre higienização das mãos

A Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) do Hospital Santa Cruz elaborou um informativo bem completo que explica a forma correta de higienizar as mãos. O material foi elaborado com base em infográficos da Organização Mundial de Saúde (OMS) e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária do Ministério da Saúde. As placas estão espalhadas por todo o Hospital: nos corredores, dentro dos Postos de Enfermagem e setores de maior circulação, além das portas de entrada e recepções. Faça sua...

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HSC realiza encontro com área assistencial e manutenção

No mês de maio ocorreu treinamento com a área assistencial e o setor de Engenharia Clínica sobre a gestão dos equipamentos hospitalares. Tal processo vem se fortalecendo no Hospital Santa Cruz mediante o Projeto da Acreditação Hospitalar, visando assim realizar ações e atividades que proporcionem uma gestão dos equipamentos com qualidade e segurança para o uso com o paciente.

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Grupo discute ações e estratégias de práticas seguras

O HSC vem trabalhando para a qualificação dos seus processos e para a segurança do paciente na assistência de forma multidisciplinar. Recentemente, o grupo de trabalho multiprofissional esteve reunido para discutir e tratar ações e estratégias de boas práticas seguras para fortalecer o protocolo institucional de Broncoaspiração/Disfagia. A broncoaspiração é definida pela Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB) como a entrada de substâncias estranhas nas vias aéreas inferiores. É uma condição que aumenta as taxas de morbidade, mortalidade e prolonga...

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Encontro reúne os responsáveis da Gestão dos Fornecedores

No mês de abril foi realizado um encontro com as lideranças que englobam e participam da política de Gestão de Fornecedores de Serviços e Produtos do HSC. No momento foi apresentado o manual de gestão e a relação dos fornecedores críticos, além do fluxo de qualificação e avaliação técnica destes. O momento foi organizado pelo setor de Compras, com apoio da Assessoria da Qualidade da Instituição. Esse processo está sendo trabalhado nos últimos anos e vem sendo aprimorado diante do...

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Hospital elabora manual de padronização de documentos

Ao longo dos últimos anos, alavancado pelo processo de Acreditação, o Hospital Santa Cruz buscou constantemente uniformizar e padronizar todos os documentos da Instituição. Em 2019 foi adquirida a ferramenta do MV2000/Módulo de Gestão da Qualidade, que atende às necessidades do HSC para o gerenciamento de documentos, além de estar em acordo com as legislações. Diante disso, cumprindo com a Política de Gestão da Qualidade, a Assessoria da Qualidade, em parceria com o Setor de Desenvolvimento Organizacional, elaborou um manual...

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HSC realiza auditorias de Gestão de Risco

Em março iniciaram as auditorias das áreas assistenciais baseadas no levantamento dos riscos assistenciais e de processo. O mapa de risco tem como principal objetivo gerenciar os riscos que possam acontecer e desenvolver melhorias nos processos, visando ampliar a qualidade e segurança na assistência. Várias áreas assistenciais já realizaram seus levantamentos e ações para minimizar a ocorrência de incidentes relacionados aos processos das áreas.

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GTH/HSC elabora cartilha de orientação aos pacientes e acompanhantes

O Grupo de Trabalho de Humanização (GTH) do HSC elaborou uma Cartilha de Orientação aos Pacientes e Acompanhantes do Hospital. São informações institucionais importantes que visam qualificar ainda mais a estada do paciente no HSC. Essas orientações estão sendo entregues ao paciente e acompanhante no momento de sua internação e também estão disponíveis no site da Instituição e em placas com QR Code espalhadas pelos corredores. Para localizar o conteúdo no site, basta acessar o endereço www.hospitalstacruz.com.br e clicar na...

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Meta 1 – Identificação do paciente

O Hospital Santa Cruz tem instituído o Protocolo de Identificação do Paciente, baseado nas Metas Internacionais de Segurança do Paciente e nas recomendações do Ministério da Saúde. Ele visa garantir a correta identificação do paciente em atendimento a fim de reduzir a ocorrência de incidentes, assegurando que o cuidado seja prestado à pessoa para a qual se destina. Demais informações podem ser obtidas pelo e-mail segurancadopacientehsc@unisc.br. Profissionais da instituição podem acessar o documento na íntegra em SE – Documentos Públicos...

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Meta 2 – Comunicação Efetiva

O Hospital Santa Cruz tem instituído o Protocolo de Comunicação Efetiva, baseado nas Metas Internacionais de Segurança do Paciente e nas recomendações do Ministério da Saúde. O objetivo é garantir a segurança na comunicação do paciente hospitalizado e na comunicação efetiva entre a equipe de saúde e todas as pessoas envolvidas no processo, bem como proporcionar um ambiente de trabalho harmonioso com assistência livre de danos. Demais informações podem ser obtidas pelo e-mail segurancadopacientehsc@unisc.br. Profissionais da instituição podem acessar o...

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