Hospital Santa Cruz promove workshops visando à Acreditação com Excelência

No dia 20 de março foram realizados workshops com as lideranças das áreas assistenciais, de apoio  e administrativas do Hospital Santa Cruz com o objetivo de ampliar e fortalecer conhecimentos e informações sobre os requisitos/critérios do Nível 3 da Acreditação Hospitalar e do Manual da Organização Nacional de Acreditação (ONA) 2022-2026, bem como trocar ideias e sanar dúvidas dos participantes. Os encontros foram organizados pela Assessoria da Qualidade e Segurança do Paciente e ministrados pela avaliadora do Instituto Brasileiro para Excelência em Saúde (IBES)/ONA e assessora técnica, Rafaela Vedovelli.

A ONA é uma entidade não-governamental e sem fins lucrativos que certifica a qualidade de serviços de saúde no Brasil, com foco na segurança do paciente. Com a Acreditação, a instituição de saúde atinge o mais alto patamar de credibilidade para um hospital, garantindo uma gestão eficiente de recursos e harmonia na integração entre todos os setores e profissionais por meio da adoção de protocolos reconhecidos, processos bem definidos e funções específicas, gerando um quadro de padronização que advém à referida qualidade assistencial.

O HSC foi certificado em dezembro com o Nível 2 da Acreditação Hospitalar. Com a conquista, o Hospital passou a ser Acreditado Pleno. Isso significa que, além dos critérios de segurança do paciente em todas as áreas de atividade, atestados com a Acreditação Nível 1, a Instituição apresenta gestão integrada, com processos de melhoria contínua ocorrendo de maneira fluida e com plena comunicação entre as atividades.

O próximo passo é a busca do nível 3 (Acreditado com Excelência), que é a excelência em gestão. Nesse caso, além de atender aos níveis 1 e 2, o estabelecimento de saúde precisa demonstrar cultura organizacional de melhoria contínua e efetividade dos resultados institucionais, com maturidade em gestão nos processos assistenciais, de apoio e administrativos, focando em qualidade, segurança do paciente, sustentabilidade e responsabilidade socioambiental.