Hospital de Santa Maria realiza visita técnica no HSC

Uma equipe composta por três farmacêuticas e um técnico de informática do HoIMG_7633spital Universitário de Santa Maria (HUSM) visitou, na manhã do dia 6, a farmácia interna do Hospital Santa Cruz (HSC). O objetivo foi conhecer o funcionamento da máquina unitarizadora, que embala individualmente comprimidos e ampolas.

De acordo com a farmacêutica Graziela Puntel, que guiou a visita técnica, a máquina agiliza o embalamento da medicação. “Neste processo, os medicamentos sólidos são separados um a um e identificados com nome, lote e validade”, explica. “Isso faz com que o tempo de trabalho seja otimizado, além de impedir o uso indevido de remédios e facilitar a administração aos pacientes, uma vez que o comprimido só é retirado da embalagem no momento que é ingerido”, complementa.

Além disso, a embalagem da medicação ocupa menor espaço, reduzindo os estoques nos setores e, principalmente, a dinâmica de produção da máquina torna o trabalho de individualização seguro e ágil para os funcionários. Diante desses benefícios, o HUSM também quer adquirir o equipamento para a farmácia interna, devido à grande demanda do Hospital.