O HSC é uma das importantes fontes notificadoras de Doenças de Notificação Compulsória (DNC), que tem como principal objetivo repassar os indicadores aos gestores municipais, estaduais e federais, auxiliando na missão de monitorar, controlar, minimizar e até evitar surtos e epidemias.
As informações geradas contribuem, inicialmente, para orientar intervenções dos serviços e reduzir a transmissão mediante a detecção de agravos coletivos em condições especiais de risco e vulnerabilidade, refletindo diretamente no planejamento e desenvolvimento de ações nos programas de saúde. As DNCs são agravos cuja gravidade, magnitude e transcendência exigem medidas eficazes para a sua prevenção e controle.
O conhecimento estatístico sobre os agravos são fundamentais para a organização de campanhas e outras ações, com impactos importantes para a promoção da saúde. Em 2020 foram realizadas 2.515 notificações/investigações de doenças, sendo 1.892 notificações de síndromes gripais, 287 notificações de Síndromes Respiratórias Agudas Graves e 336 de outras doenças de notificação compulsória.
Leia também:
Higiênia marca presença na Feira de Saúde do Hospital
Higiênia participa do Arraiá da Segurança no Hospital Santa Cruz