HSC obtém alta conformidade em Avaliação Nacional das Práticas de Segurança do Paciente

O Hospital Santa Cruz foi classificado como Alta Conformidade na Avaliação Nacional de Práticas de Segurança do Paciente para hospitais com Unidade de Terapia Intensiva (UTI) 2023, promovida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A iniciativa é uma estratégia para a promoção da cultura de segurança, gestão de riscos e aprimoramento da qualidade por meio da implementação das boas práticas em serviços de saúde.

O Núcleo de Segurança do Paciente da Vigilância Sanitária (NSP Visa) do estado avaliou 21 indicadores de estrutura e processo das instituições participantes, resultando nas classificações Baixa, Média e Alta Conformidade com as práticas de Segurança do Paciente de acordo com grau de cumprimento dos critérios estabelecidos em cada indicador. O Hospital Santa Cruz alcançou 76% e foi classificado como Alta Conformidade.

A enfermeira da segurança do paciente do HSC, Adalia Pinheiro Loureiro, destacou o trabalho de dois anos da equipe para atingir a Alta Conformidade. “Essa conquista é o resultado de ajustes apontados na primeira análise, em 2021, e que foram executados em 2022 para que a análise retroativa neste ano fosse positiva”, explica a enfermeira. “Estamos muito felizes, pois é um investimento de longo prazo”, comemora.

A Segurança do Paciente no Hospital Santa Cruz está alinhada com o mapa estratégico da Instituição e tem como compromisso a garantia de uma assistência segura e de qualidade ao paciente, como preconizado pelo Movimento Mundial da Segurança do Paciente e pela Resolução do Ministério da Saúde de Nº 36, datada de 25 de Julho de 2013. O HSC conta o Núcleo Interno de Gerenciamento de Risco e Segurança do Paciente (Nigersp), responsável por avaliar, organizar e implantar melhorias de processos para uma assistência segura e de qualidade aos seus clientes.

No Hospital Santa Cruz são preconizadas as seis Metas de Segurança do Paciente, conforme Portaria GM/MS nº 1.377, de 9 de julho de 2013 e a Portaria nº 2.095, de 24 de setembro de 2013. São elas: Identificação Correta do Paciente, Comunicação Efetiva, Melhorar a Segurança dos Medicamentos, Cirurgia Segura, Reduzir o Risco de Infecções Associadas aos Cuidados e Reduzir o Risco de Danos aos Pacientes Resultantes de Lesões por Pressão e Quedas.