E-book conta a história dos programas de residência do Hospital Santa Cruz

A história do surgimento e desenvolvimento dos programas de residência do Hospital Santa Cruz pode ser acessada agora por meio de um e-book. A obra foi idealizada pela ex-coordenadora da Comissão de Residência Multiprofissional em Saúde (PRMS), atual tutora do programa e docente do Programa de Pós-Graduação em Promoção da Saúde (PPGPS) e do curso de Fisioterapia da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), Dulciane Paiva.

A obra, intitulada Residência Médica e Multiprofissional em Saúde: experiências de ensino-aprendizagem no trabalho, foi também organizada pela coordenadora da Comissão de Residência Médica e professora do curso de Medicina da Unisc, Izadora Moreira, pela coordenadora da Comissão de Residência Multiprofissional em Saúde e docente do curso de Enfermagem e do PPGPS da Unisc, Mari Ângela Gaedke, e pela farmacêutica clínica do HSC e doutoranda do PPGPS, Rochele Mosmann Menezes. O e-book teve a colaboração da médica residente em Medicina da Família e Comunidade, Andressa Kuhn, da acadêmica do curso de Fisioterapia e bolsista do CNPq, Bruna Diehl, da residente farmacêutica Vanessa Hermes e da estudante do curso de Medicina e bolsista PUIC/Unisc, Fabiana de Mello.

De acordo com Dulciane, este foi o primeiro e-book que documentou o surgimento e desenvolvimento dos programas de residência no âmbito do HSC. A publicação é composta por capítulos sobre as pesquisas, protocolos e programas desenvolvidos na casa de saúde com foco na educação permanente em saúde.

“Essa é a concretização de um sonho antigo, que é documentar as tantas e importantes ações desenvolvidas pelos residentes, tutores, preceptores e pela Secretaria de Ensino e Pesquisa do Hospital que, durante anos, se dedicam ao desenvolvimento dos programas de residência”, destaca Dulciane. Ela ressalta, ainda, que a obra foi concretizada com o apoio da professora Giana Diesel Sebastiany, por meio da Direção de Ensino e Pesquisa do HSC.

Os programas de residência em saúde são uma modalidade de ensino em serviço que aperfeiçoa profissionais para uma atuação diferenciada no Sistema Único de Saúde (SUS), priorizando habilidades técnicas e cognitivas, o desenvolvimento de competências humanísticas e a autonomia para o tratamento do ser humano no seu contexto cultural, econômico, político e social. “Nada mais justo do que o lançamento de uma obra digital para registrar estas importantes ações”, comemora Dulciane.

O e-book pode ser acessado AQUI.