HSC lança campanha para arrecadar bombas de extração de leite materno

O Hospital Santa Cruz está buscando junto à comunidade interessados em doar bombas de extração de leite, ferramentas vitais para ajudar as mães na produção de leite materno, especialmente aquelas que enfrentam dificuldades ou cujos bebês ainda não podem mamar diretamente no seio. A doação também pode ser feita em dinheiro para a aquisição de kits para os bebês, que inclui bomba de leite, touquinha e luvinhas.

As bombas de extração de leite são equipamentos fundamentais para ajudar a fortalecer a saúde dos recém-nascidos internados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal e na Unidade de Cuidados Intermediários (UCI) do HSC. Conforme a pediatra Fabiane Rosa de Souza, responsável médica da unidade, a amamentação é um dos pilares fundamentais para o desenvolvimento saudável dos bebês prematuros ou que necessitam de cuidados intensivos.

“No Hospital Santa Cruz temos o compromisso de oferecer o melhor cuidado possível aos nossos pequenos guerreiros, e essa pequena ação pode fazer uma enorme diferença na vida deles”, salienta a pediatra. Fabiane explica que as bombas de extração permitem que o leite materno seja coletado e armazenado com segurança, garantindo que os bebês recebam todos os benefícios nutricionais e imunológicos do leite materno, mesmo quando as mães não podem estar presentes fisicamente na UTI Neonatal.

Mães que já utilizaram bombas de extração de leite e não precisem mais delas podem doar para o Setor de Projetos e Captação de Recursos do HSC. Elas serão esterilizadas e reutilizadas. Para isso basta entrar em contato com o hospital pelo telefone (51) 3713-7493. As doações em dinheiro podem ser feitas em qualquer valor para a chave Pix projetoshsc@unisc.br. A meta é arrecadar 20 kits.

Agosto Dourado
A ação do Hospital Santa Cruz integra a campanha Agosto Dourado, mês que incentiva a amamentação. O aleitamento materno é fundamental para o desenvolvimento saudável dos bebês, especialmente para aqueles que nasceram prematuros ou que necessitam de cuidados intensivos. O leite materno protege os bebês contra infecções respiratórias e diarreia, diminui o risco de alergia, hipertensão, diabetes, obesidade e hipercolesterolemia e ajuda no desenvolvimento cognitivo e da saúde bucal. Além disso, também protege as mães contra o câncer de mama, tem efeito contraceptivo, diminui os gastos com leites especiais e promove o vínculo afetivo entre mãe e filho.