Setores recebem instruções sobre o Mapa de Risco

Em 2021 as ações para a acreditação continuam entre as equipes assistenciais. Entre essas ações está a construção do mapa de risco, essencial para o cumprimento das observações do relatório do diagnóstico Organizacional e que será desenvolvido em toda a instituição.

Segundo a ONA e a ISQUA, a Gestão de Risco é um processo sistemático de identificação, avaliação e tomada de medidas, para prevenir ou gerenciar riscos clínicos e assistenciais. O HSC vem identificando seus riscos ao longo das ações de segurança do paciente, como, por exemplo, queda e lesão por pressão.

O mapa de risco tem como principal objetivo gerenciar os riscos que possam acontecer e desenvolver melhorias nos processos, visando ampliar a qualidade e segurança na assistência. Na imagem ao lado, um dos encontros das áreas Ala São Francisco, nas discussões e elaboração dos mapas.

Durante os primeiros dias de março a Assessoria de Qualidade se reuniu com a Farmácia e a Área de Apoio para passar instruções sobre a importância do Mapa de Risco e orientações para a construção do mesmo. A Gestão de Risco é um processo sistemático de identificação, avaliação e tomada de medidas, para prevenir ou gerenciar riscos clínicos , administrativos, ocupacionais, financeiros, reputação, estrutura e jurídico.