HSC realiza encontro com os serviços terceirizados visando à Acreditação

Com o objetivo de fortalecer o processo de Acreditação Hospitalar no Hospital Santa Cruz, foi realizado no dia 28 de agosto um encontro com os serviços terceirizados voltados aos processos assistenciais. Na ocasião estavam presentes laboratórios de análises clínicas, laboratórios de patologia e serviço de hemoterapia, juntamente com representantes da Assessoria da Qualidade, do Núcleo Interno de Gerenciamento de Risco e Segurança do Paciente e da Assessoria Jurídica da Instituição.

Os assuntos abordados no encontro foram o processo de gestão das ocorrências, notificações de eventos e não conformidades, além também da divulgação das políticas institucionais. A gestão de ocorrências atende aos requisitos estabelecidos pela Organização Nacional de Acreditação (ONA) e pela RDC Nº 36, de 25 de Julho de 2013, que institui ações para a segurança do paciente em serviços de saúde por meio da identificação, da análise, da avaliação, do monitoramento e da comunicação dos riscos no serviço de saúde, de forma sistemática.

Segundo a ONA (2018), políticas são diretrizes gerais que expressam os parâmetros dentro dos quais as ações da Instituição e de seus integrantes devem se desenvolver, no cumprimento da missão para o alcance da visão. Devem ser coerentes com a ética e com os valores institucionais. Estas parcerias e comunicação objetivam o atendimento integral e humanizado aos pacientes proporcionando uma assistência qualificada e segura aos pacientes.

Como funciona
A ONA é uma entidade não-governamental e sem fins lucrativos que certifica a qualidade de serviços de saúde no Brasil, com foco na segurança do paciente. Por meio da acreditação, a instituição de saúde garante uma gestão eficiente de recursos e harmonia na integração entre todos os setores e profissionais, por meio da adoção de protocolos reconhecidos, processos bem definidos e funções específicas, gerando um quadro de padronização que advém à referida qualidade assistencial.

Para isso, o HSC vem promovendo desde 2018 uma série de ações com o objetivo de aprimorar ainda mais os recursos humanos existentes, uniformizar os processos e qualificar as estratégias de gestão. E para planejar e disseminar a campanha foi criado o Comitê da Qualidade, tendo como foco a qualificação na assistência e a segurança do paciente em todas as áreas.

Para ser acreditada, a Instituição deve atender a um rigoroso conjunto de normas e legislações do setor de saúde que, no final, pode atingir três níveis possíveis de acreditação, que dependem do grau de maturidade da cultura de segurança do paciente em que se encontram. Para o nível 1 (Acreditado), a instituição deve atender aos critérios de segurança do paciente em todas as áreas de atividade, incluindo aspectos estruturais e assistenciais. Para atingir o nível 2 (Acreditado Pleno), além dos critérios de segurança deve-se apresentar gestão integrada, com processos ocorrendo de maneira fluida e plena comunicação entre as atividades. Ambos têm validade de dois anos.

Já o princípio do nível 3 (Acreditado com Excelência) é a excelência em gestão. Nesse caso o estabelecimento de saúde precisa atender aos níveis 1 e 2, além de demonstrar uma cultura organizacional de melhoria contínua com maturidade institucional. O certificado de excelência é válido por três anos.