HSC desenvolve programa de capacitação de gestores

Considerando o papel estratCapacitacao (1)égico dos gestores e sua importância no processo de gestão de pessoas, o setor de Recursos Humanos/Desenvolvimento Humano do Hospital Santa Cruz vem, desde 2013, trabalhando com suas lideranças por meio do Programa de DesEnvolvimento de Gestores – Alçando vôo de liderança. A iniciativa visa criar espaços de formação contínuos para os gestores da Instituição. A primeira atividade de 2017 ocorreu no dia 8 de março.

Os encontros ocorrem de forma sistemática, com temas que impactam no processo de gestão de pessoas, considerando a especificidade do ambiente hospitalar. O objetivo é a qualificação contínua dos gestores da Instituição e dos processos de gestão de pessoas (avaliação de desenvolvimento, trabalho em equipe, gestão de conflitos etc.), bem como o investimento no desenvolvimento de formas comuns de ser gestor do Hospital Santa Cruz. Ao final de cada ano os participantes recebem um certificado.Capacitacao (2)

Em 2015 os encontros passaram a ser divididos em três grupos distintos: Futuros Líderes, Jovens Líderes e Líderes. O primeiro inclui os funcionários que desempenham cargos de liderança em substituição do gestor ou na tomada de decisão. É um treinamento mais inicial e técnico dividido em módulos. A ideia é facilitar o desenvolvimento de habilidades de gestão.

O grupo Jovens Líderes é oferecido para os funcionários com menos de dois anos no cargo de gestor na Instituição. O treinamento é mais informativo e também dividido em módulos, buscando a qualificação dos gestores nos processos concernentes à gestão de pessoas. Por fim, o grupo Líderes é voltado para os funcionários com mais de 2 anos no cargo de gestor, com treinamento voltado para o desenvolvimento do autoconhecimento e da autogestão.

No ano de 2016 foram realizados 19 encontros, com uma participação média de 32 gestores. Foram trabalhados os temas O papel da liderança, Processos de comunicação e o impacto na gestão de pessoas, As diferentes gerações e seu impacto no relacionamento interpessoal, Feedback e as avaliações de desenvolvimento e Resiliência e processos de mudança. O encerramento das atividades do ano se deu com a realização de um workshop, com o propósito de trabalhar a autopercepção das emoções e seus efeitos no ambiente organizacional.

Para o ano de 2017, o Programa de DesEnvolvimento de Gestores ocorrerá em formato de workshop. O objetivo, segundo a equipe de Desenvolvimento Humano do Hospital, é estimular recursos internos que possibilitem autoconhecimento e desenvolvimento de novas perspectivas no processo de gestão de pessoas, potencializando espaços de planejamento de vida que englobem aspectos pessoais e profissionais.