CDII completa 11 anos de atividades

O Centro de Diagnóstico e Intervenção por Imagem (CDII) do Hospital Santa Cruz completa, neste mês de março, 11 anos de serviços prestados à comunidade. Em funcionamento desde 2006, o CDII colocou a Instituição como uma referência no aten­dimento a pacientes que necessitam de exames radiológicos. O complexo, que atende a todos os tipos de convênios e particular e também a pacientes do Sistema Único de Saú­de (SUS), é administrado por meio de uma parceria entre o HSC e um grupo de  médicos.

Conforme o médico radiologista Rodrigo Machado Ardenghi, um dos parceiros do CDII ao lado dos também médicos radiologistas Alexandre Xavier Hoppe e Cristiane Becker Jucá, as tratativas para a abertura do complexo iniciaram em 2005, acompanhando outras mudanças pelas quais o Hospital passou ao ser adquirido pela Associação Pró-Ensino em Santa Cruz do Sul (Apesc), atual mantenedora da entidade. Em média, o CDII realiza 9 mil exames por mês e conta, para isso, com 77 funcionários, entre médicos, enfermeiros, técnicos em radiologia e auxiliares administrativos.

Ardenghi lembra que, no início, o CDII contava com apenas 10 funcionários fixos, o que dá uma dimensão do seu crescimento nestes 10 anos de atendimento à comunidade. A partir de 2008, novas reformas permitiram a implantação de outros serviços que vieram a fazer parte do complexo. Em seguida, ocorreram ampliações internas e a compra de novos equipamentos.

Outro ponto importante da história do CDII ocorreu em 2009, com a inauguração do Centro de Terapia Endovascular (CTE) – Hemodinâmica, um dos serviços mais procura­dos no complexo. A estrutura permitiu ao HSC, em 2014, ser habilitado pelo Ministério da Saúde como um Centro de Referência em Alta Complexidade Cardiovascular.

Principais Serviços:
Radiografia
Mamografia Digital
Centro de Terapia Endovascular (CTE) – Hemodinâmica
Densitometria Óssea
Ressonância Magnética
Medicina Nuclear (Cintilografia)
Litotripsia Extracorpórea
Tomografia Multislice
Biópsias e punções
Ecodoppler
Ecocardiografia

Informações:
O atendimento no CDII ocorre de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, e aos sábados, das 7h às 13h, com plantão de urgência 24h. Mais informações podem ser obtidas por meio da Central de Agendamentos de Exames, telefone (51) 3713-7474, ou no site www.hospitalstacruz.com.br/cdii.