Funcionários do HSC participam de conversa sobre humanização

Dezenas de funcionários e colaboradores do Hospital Santa Cruz tiveram uma manhã diferente no dia 7 de abril. A Política Nacional de Humanização (PNH) foi tema de uma roda de conversa realizada na sala de reuniões do Hospital, mediada pela doutora em Psicologia Social e Institucional e professora adjunta do Departamento de Psicologia da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), Karla Gomes Nunes.

Na abertura da conversa, Karla fez um breve histórico sobre como foi elaborada a PNH, idealizada pelo Ministério da Saúde em 2003. “A política de humanização não pode se resumir a um setor. Deve-se incluir todos nesse processo da produção de saúde. É preciso pensar na satisfação do usuário e também na do colaborador”, analisou.

Karla deu dicas de como operar a humanização dentro de um hospital saúde e citou exemplos pessoais de como isso pode ser benéfico para quem atende e para quem é atendido. “Minha filha esteve aqui no hospital e um simples gesto de uma pessoa que nem estava atendendo foi fundamental. Desenhou um rosto em um balão, que virou amigo dela”, contou ela, que tem mais de 10 anos de experiência na área.

Para Karla, a conversa foi positiva e é fundamental que haja uma maior participação no processo de humanização dentro dos hospitais. “Foi muito importante a presença dos colaboradores. Pude perceber que eles realmente estão comprometidos com o trabalho de humanização”, destacou.

Atividade
Após a roda de conversa, os colaboradores foram convidados a participar de uma atividade lúdica que tinha como objetivo integrar, formando conceitos da Política Nacional de Humanização. “É um momento onde as pessoas conseguem se olhar e se aproximar”, explicou Karla. Eles também tiveram a oportunidade de expor suas ideias e relembrar de situações que envolvam a humanização no hospital.

GTH-HSC
Criado no início da década passada, quando o Hospital Santa Cruz aderiu à Política Nacional de Humanização (PNH), o Grupo de Trabalho de Humanização (GTH), nos últimos anos, vem tendo um envolvimento e participação expressiva na área assistencial e é composto por colaboradores de diferentes setores de atuação.

O GTH conta atualmente com cerca de 20 integrantes e realiza encontros mensais, sempre na segunda quinta-feira do mês, às 13h30, na sala de reuniões do hospital. “O grupo está de portas abertas a todos que têm interesse em participar”, destacam as integrantes Aline Badch e Letícia Aline Back.