Plano de gerenciamento de resíduos do HSC é apresentado em simpósio

O engenheiro ambiental Fabrício Weiss represeSimposiontou o Hospital Santa Cruz no 7º Simpósio Internacional sobre Gerenciamento de Resíduos em Universidades, realizado de 20 a 22 de outubro em Curitiba, Paraná. A programação foi dividida em quatro grandes áreas apresentadas por meio de painéis de discussão, com a presença de palestrantes internacionais e de diferentes instituições nacionais, seguida de mesa redonda sobre resíduos sólidos recicláveis, resíduos orgânicos/rejeitos, resíduos de serviços de saúde e resíduos industriais.

No evento foram disponibilizados espaços para exposição de trabalhos técnicos, apresentação oral e painéis. O trabalho Gerenciamento de resíduos em um Hospital Universitário, desenvolvido na Instituição em parceria com a enfermeira do trabalho Ana Elizabeth Kautzmann, foi apresentado na modalidade oral. Como toda atividade exercida dentro do Hospital gera resíduo, o mesmo é abordado especificamente em um plano de gerenciamento que, no HSC, é revisado e atualizado anualmente por meio de uma equipe multidisciplinar, tanto na sua revisão como na sua responsabilidade técnica.

Este plano de gerenciamento de resíduos é desenvolvido em todos os setores do Hospital Santa Cruz, incluindo os administrativos, de manutenção, de apoio e de assistência à saúde. Com a participação de diversos profissionais que compõem a Comissão de Meio Ambiente da casa de saúde, pode-se fazer um levantamento minucioso das atividades desenvolvidas e a consequente geração de resíduos, tanto sólidos como líquidos. A partir dessas informações são definidas uma série de ações, entre elas a escolha dos coletores e a quantidades dos mesmos, a realização de campanhas educativas e a realização de auditorias em todos os setores e em todos os turnos de trabalho.

“Com a instalação de coletores específicos e padronizados nos postos de enfermagem foi possível realizar a quantificação dos resíduos, bem como os descartes incorretos, sendo uma ferramenta ideal para ações pontuais de educação ambiental”, explica o engenheiro Fabrício Weiss. “A fixação de cartazes, a realização de oficinas de artesanato com materiais recicláveis são formas de aproximação dos funcionários com a temática ambiental, promovendo o debate e externando as dúvidas e opiniões”, salienta.

Weiss ressalta, ainda, que todos os resíduos gerados no HSC são encaminhados de forma correta e responsável, obedecendo às características de cada resíduo e a  legislação pertinente. “O gerenciamento dos resíduos produzidos dentro do nosso Hospital é um desafio constante da Instituição e as ações de conscientização e capacitação são permanentes”, aponta. “Esse gerenciamento, feito de forma responsável, demostra que o HSC cumpre o seu papel, sendo referência na região central do Rio Grande do Sul”, complementa o engenheiro.

O evento
O Simpósio Internacional sobre Gerenciamento de Resíduos em Universidades é um evento que visa consolidar um fórum de debates sobre o tema. O objetivo é abordar os problemas relacionados aos resíduos de maior impacto gerados em nossa sociedade, entre eles os recicláveis, orgânicos, serviço de saúde e industriais. As universidades brasileiras vêm desenvolvendo pouco a pouco programas próprios para o gerenciamento de seus resíduos e, neste simpósio, são apresentadas novas práticas e tecnologias utilizadas para a redução dos resíduos em outros países e no Brasil.

Assim, o evento renova e melhora o processo de construção da gestão de resíduos de maneira sistêmica e integrada de toda a comunidade. No caso das atividades de prestação de serviços na área da saúde, o tema sempre foi visto como essencial e as questões envolvendo descarte de resíduos e seus consequentes impactos ambientas e de segurança do trabalhador foram alvo de inúmeras ações dos órgãos fiscalizadores, principalmente do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama), da Agencia Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e do Ministério do Trabalho.