HSC participa de pesquisa internacional na área da Nutrição

O Hospital Santa CruzIMG_4055 participou, no dia 19 de novembro, da pesquisa nutriDia Brasil 2015-2019, organizada pela Sociedade Europeia de Nutrição Enteral Parenteral. Participaram do estudo nutricionistas do Serviço de Nutrição e Dietética da Instituição, nutricionistas residentes e estagiárias do curso de Nutrição da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), coordenadas pela pesquisadora Maria Cristina Gonzalez.

O nutriDia Brasil é uma auditoria realizada em um único dia, onde se avaliam vários cuidados nutricionais que estão sendo oferecidos aos pacientes internados nas enfermarias e na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) e aos pacientes com câncer. Questionários são preenchidos pelos profissionais de saúde e pelos pacientes em busca destas informações. Aos 30 dias, verifica-se a evolução destes pacientes avaliados, na tentativa de criar associações entre estes fatores nutricionais e a evolução dos pacientes.

“O objetivo principal deste projeto é aumentar a consciência e o conhecimento a respeito da importância da desnutrição intra-hospitalar, principalmente de causa iatrogênica, e seus cuidados na recuperação do paciente”, explica a especialista em Nutrição Clínica e em Gestão Hospitalar e nutricionista do HSC, Carolina Testa Antunes. Segundo ela, esta avaliação inclui o ponto de vista do paciente, dos seus cuidadores e dos recursos públicos disponíveis para este fim.

“O trabalho visa conscientizar os profissionais envolvidos nos cuidados do paciente da necessidade de avaliar e orientar este paciente do ponto de vista nutricional”, complementa a nutricionista. “Por outro lado, desperta nos profissionais a necessidade de maior conhecimento sobre a avaliação do risco nutricional dos pacientes e da sua importância”, ressalta.

A pesquisa também compara o desempenho de hospitais de diversas áreas do Brasil em relação aos cuidados e necessidades de recursos para a realização da Terapia Nutricional. Além disso, avalia os motivos pelos quais o paciente hospitalizado não tem uma ingestão alimentar adequada e verifica o impacto do risco nutricional e ingestão inadequada na evolução dos pacientes hospitalizados nas enfermarias e nas UTIs.