Projeto no HSC oferece sessões de relaxamento aos funcionários

Com o objetivo de promovIMG_1523er ainda mais a qualidade de vida, o Hospital Santa Cruz desenvolveu entre os seus funcionários o Projeto Equilibre-se, em parceria com o curso de Fisioterapia da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). A atividade ocorreu entre os meses de outubro e novembro e disponibilizou sessões de relaxamento todas as quartas-feiras, na sala de reuniões do Hospital. Ao todo eram disponibilizados 36 horários, cada um com duração de até 30 minutos, divididos em seis estações de atendimento. A ideia é retomar o projeto no próximo semestre.

O projeto integra a disciplina de Fisioterapia em Saúde Mental, do quarto semestre da graduação em Fisioterapia da Unisc. Para a professora Margarida Mayer, foi uma surpresa positiva o HSC, por meio de seu Setor de Recursos Humanos, ter buscado essa parceria junto ao curso. “É um desafio que traz para o conjunto da disciplina a possibilidade de desenvolver procedimentos práticos onde a saúde física e mental em uma instituição como o Hospital Santa Cruz possa ser conhecida e investigada pelo aluno”, aponta a professora.

Nas duas últimas semanas foi aplicado um questionário junto aos participantes para obter indicadores que visam aprimorar as próximas edições. O projeto piloto aplicado neste semestre teve o intuito de observar como o trabalho pode ajudar a tornar os indivíduos mais preparados emocionalmente para enfrentar as adversidades do trabalho.

“Esta atividade promove o autoconhecimento por meio de ações integradas de saúde mental e qualidade de vida no trabalho, desenvolvendo a autonomia do indivíduo para que este possa estar mais preparado para enfrentar situações de estresse e desequilíbrio emocional presentes no seu dia a dia”, explica a enfermeira do trabalho do HSC, Ana Elizabeth Kautzmann. O projeto tem como eixos temáticos o relaxamento, a cinesioterapia, jogos cooperativos e música.

E foi para buscar um momento de relaxamento que a assessora jurídica do HSC, Annie Carniel, interessou-se pelo projeto. Ela participou de sessões de massagem, exercícios de alongamento e de respiração. “Esta época de final de ano exige muito, portanto se faz necessário estarmos atentos à nossa saúde mental e física”, justifica.

Para a assessora, é importante sair um pouco da rotina no trabalho. “Para se ter uma qualidade de vida é preciso, primeiramente, cuidar de si próprio”, opina. “Essa iniciativa é muito boa por isso, pois é um momento de relaxamento e de cuidado com a saúde, o que é necessário para mantermos o corpo e a mente em equilíbrio”.