HSC realiza atividades alusivas ao Novembro Azul

Após a campanha Outubro Rosa, que destaca os cuidados que devem ser tomados para a prevenção do câncer de mama e a saúde feminina em geral, o foco agora é a saúde dos homens, principalmente os cuidados para a prevenção do câncer de próstata.

Nesta terça-feira, na entrada lateral do Centro de Diagnóstico e Intervenção por Imagem (CDII), junto ao Hospital Santa Cruz (HSC), haverá verificação de pressão, medição do índice de massa corporal (IMC) – que mede o grau de obesidade de acordo com o peso e a altura – e do nível de glicose no sangue, este último com número de atendimentos limitados, além de distribuição de adesivos e material informativo. O evento é gratuito e voltado principalmente para a população masculina.

O movimento Novembro Azul tem por principal objetivo orientar a população masculina sobre a importância do exame de toque retal para o diagnóstico precoce do câncer de próstata, o tumor maligno mais comum entre os homens, com números superiores ao câncer de mama. Em sua fase inicial não há sintomas, por isso, a ida anual ao urologista, a partir dos 50 anos para homens sem histórico familiar e aos 45 anos para homens com casos na família, é essencial para o diagnóstico e controle da doença.

O evento ocorrerá das 9h às 12h e das 14h às 17h. As atividades são uma promoção do HSC em parceria com o CDII e com a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa).