São espaços de apoio para atender às diferentes demandas de pais e familiares das crianças internadas na Unidade de Cuidados Intermediários (UCI) e nas UTIs Neonatal e Pediátrica do HSC. São trabalhados os sentimentos envolvidos frente à hospitalização, auxiliando no cuidado à criança de forma acolhedora e humanizada, estreitando os vínculos da equipe profissional com as famílias. Em 2020, devido à pandemia, o projeto ocorreu somente no último trimestre do ano, com 7 encontros, totalizando 17 participantes.
O Aconchego é um grupo formado pelos pais e familiares de crianças internadas na UCI e nas UTIs Neonatal e Pediátrica com o objetivo de aproximá-los dos profissionais. As atividades contemplam diálogos sobre as rotinas da Unidade, os aparelhos e os métodos utilizados no atendimento médico e de enfermagem e de conscientização sobre a importância do aleitamento materno, da presença dos pais junto às crianças e dos cuidados para com elas, garantindo os direitos da criança e viabilizando a qualidade de um atendimento humanizado.
O Grupo Aconchego busca também oferecer suporte psicológico às famílias, no intuito de diminuir as ansiedades provocadas por uma situação inesperada, auxiliando na adaptação à situação e buscando diminuir as intercorrências que possam dificultar a formação dos primeiros vínculos entre mãe-bebê.