Imagem de fundo

CDII

Com o propósito de oferecer mais qualidade no atendimento para pacientes que necessitam de exames radiológicos o Hospital Santa Cruz estruturou e implantou o Centro de Diagnóstico e Intervenção por Imagem – CDII.

O serviço, localizado nas dependências do hospital, atende a todos os tipos de convênios e conta com uma equipe altamente qualificada e especializada. Hoje, o Centro realiza aproximadamente dez mil exames mensais e conta com 70 profissionais especializados, entre médicos, enfermeiros e auxiliares administrativos.

Sistemas de radiografia e mamografia digital

Além de gerar imagens radiológicas com mais qualidade e precisão, proporciona uma melhor assistência aos pacientes, pois facilita a avaliação médica e possibilita mais agilidade nos atendimentos e tratamentos.

Permite ajustes como aproximação, tonalidade, escala de cores e medidas que melhoram a qualidade da imagem captada, contribuindo para as avaliações médicas e evitando a exposição desnecessária dos pacientes aos raios X.

A tecnologia digital permite também o arquivamento das imagens sem a necessidade de impressão ou revelação.

Centro de Terapia Endovascular (CTE) – Hemodinâmica

O CTE recebeu equipamentos de última geração que representam um grande avanço nas técnicas de diagnóstico e tratamento de diversas doenças. No local, são utilizados cateteres sob orientação de modernos equipamentos de imagem para transitar pelos sistemas cardiovascular e neurovascular, possibilitando o diagnóstico e o tratamento de múltiplas enfermidades. Estes métodos minimamente invasivos permitem uma rápida recuperação do paciente.

O serviço possui ampla sala de intervencionismo e dispõe de um equipamento Siemens Axion Artist para angiografia cardíaca, vascular cerebral, abdominal e periférica. A qualidade de imagem oferecida pelo aparelho possibilita um diagnóstico preciso dos problemas do sistema cardiovascular humano. A imagem é captada a partir de um detector plano digital, em substituição aos antigos intensificadores de imagem. O resultado é uma imagem mais rica em detalhes, fundamental para o diagnóstico e o tratamento de lesões.

O sistema também apresenta como diferenciais a conectividade com outros sistemas de diagnóstico por imagem, facilidade de uso, monitores planos, tubo de raios X de alta capacidade térmica e software de quantificação de estenoses.

Densitometria Óssea

É um exame de radiologia que mede, com rapidez e precisão, a densidade dos ossos. O resultado é comparado com padrões para idade e sexo. É usado para diagnosticar quadros de osteopenia ou de osteoporose, doenças nas quais a densidade e a quantidade de minerais são baixas e o risco de fraturas é alto.

Realiza-se o exame para avaliar o grau de osteoporose, indicar a probabilidade de fratura, possibilitar a obtenção da curva de perda óssea através do tempo (quando a avaliação é feita periodicamente) e auxiliar no tratamento médico.

É indicado para mulheres a partir dos 65 anos, homens a partir dos 70 anos, indivíduos abaixo dos 65 anos com fatores de risco para osteoporose, adultos com condições associadas a alto risco de fraturas ou em uso de medicamentos e pessoas com doenças associadas a baixa massa óssea.

Ressonância magnética

É um exame moderno, que não utiliza radiação e, sim, um forte campo magnético e ondas de rádio que permitem a formação de imagens. Não produz efeitos prejudiciais e permite ao médico radiologista examinar, com precisão, diferentes partes do corpo.

Alguns exames deste tipo exigem a administração de contraste que acentua as imagens dos seus órgãos e vasos sanguíneos. Depois do exame, o contraste é eliminado do corpo através da urina.

O serviço dispõe de um equipamento Siemens Magnetom Essenza, solução de MRI de 1.5 Tesla de magneto curto, que permite, em muitos casos, que a cabeça e os pés do paciente permaneçam fora do sistema, tornando o exame muito mais confortável para a pessoa que se encontra no túnel. Isso minimiza o desconforto à pacientes claustrofóbicos.

Esta solução está equipada com as mais recentes tecnologias, que disponibilizam ao médico todas as aplicações clínicas com excelente qualidade de imagem.

Medicina nuclear (Cintilografia)

É uma especialidade médica que utiliza radiofármacos e radioisótopos para diagnosticar e tratar doenças. É um método não invasivo que permite a realização de imagens do corpo inteiro, fornecendo informações sobre as funções dos órgãos. A medicina nuclear também auxilia na detecção precoce de diversas patologias devido a sua capacidade de identificar alterações funcionais e metabólicas.

É indicada para a realização de exames cardíacos, dos ossos e das articulações, avaliação de patologias e função dos rins, algumas doenças neurológicas e psiquiátricas, do trato gastrointestinal, bem como na avaliação e no tratamento de patologias da tireóide, entre outros.

Os exames são realizados utilizando-se pequenas doses de radiofármacos, administrados mais comumente por via endovenosa ou oral. Estes concentram-se em determinado órgão ou sistema e propiciam a avaliação da sua fisiopatologia, com capacidade de documentar informações sobre o local estudado.

As imagens são adquiridas por uma gamacâmara, equipamento de alta precisão.

Litotripsia extracorpórea

Este procedimento revolucionou a terapêutica da calculose urinária, transformando-se rapidamente na maior inovação tecnológica para o tratamento da doença. É um procedimento não invasivo, com baixo índice de complicações, indicado por urologistas e realizado em equipamentos operados por médicos.

É um procedimento minimamente invasivo que, através de ondas eletromagnéticas, fragmenta as pedras. É realizado com sedação e o paciente recebe alta poucas horas após a realização. A vantagem do aparelho Siemens Lithostar sobre os outros equipamentos está na precisão de localizar os cálculos. Ele utiliza a radioscopia (para cálculos rádio-opacos) e a ultrassonografia (para cálculos radiotransparentes). Dessa forma, as ondas eletromagnéticas do aparelho trabalham com maior precisão e eficácia.

Outros serviços

O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, e aos sábados, das 7h às 13h, com plantão de urgência 24h. Mais informações sobre o CDii podem ser obtidas por meio da Central de Agendamentos de Exames, telefone (51) 3713-7474.

Informações gerais