E-book conta a História dos programas de residência do HSC

Profissionais do Hospital Santa Cruz que também possuem vínculo com a Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) vão publicar um e-book com o título Programas de Residência Médica e Multiprofissional em Saúde do Hospital Santa Cruz: do surgimento à atualidade. O objetivo é registrar a evolução histórica do Programa de Residência Médica e do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde (PRMS).

A obra é organizada pela tutora do PRMS e docente do Programa de Pós-Graduação em Promoção da Saúde (PPGPS) e do Curso de Fisioterapia da Unisc, Dulciane Paiva, pela coordenadora da Comissão de Residência Médica (Coreme) e professora do Curso de Medicina, Izadora Moreira, pela coordenadora da Comissão de Residência Multiprofissional em Saúde (Coremu), docente do Curso de Enfermagem e Pós-Doutoranda do PRMS, Mari Ângela Gaedke, e pela vice coordenadora do PRMS, farmacêutica clínica do HSC e doutoranda do PPGPS, Rochele Menezes. A publicação conta também com a colaboração da médica residente em Medicina da Família e Comunidade, Andressa Kuhn, da acadêmica do Curso de Fisioterapia e bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) ligada ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Bruna Diehl, da residente farmacêutica do PRMS, Vanessa Hermes, e da estudante do Curso de Medicina e bolsista voluntária de pesquisa do Laboratório de Fisioterapia Cardiopulmonar (LAPEC), Fabiana de Mello.

De acordo com as organizadoras, este será o primeiro e-book que documentará o surgimento e o desenvolvimento dos programas de residência no âmbito do HSC. A obra abrange capítulos sobre as pesquisas, os protocolos e os programas desenvolvidos na instituição com foco na Educação Permanente em Saúde.

“Essa é a concretização de um sonho antigo em documentar as tantas e importantes ações desenvolvidas pelos residentes, tutores, preceptores e Secretaria de Ensino e Pesquisa que, durante anos, se dedicam ao desenvolvimento dos programas de residência”, conta Dulciane. A ideia é publicar um livro digital anualmente e com temas distintos. Para 2023, está prevista uma obra com a descrição das ações realizadas durante e após a pandemia da Covid-19, com o apoio da professora Giana Sebastiany, por meio da Direção de Ensino e Pesquisa do HSC.

Os Programas de Residência em Saúde
Uma modalidade que objetiva o desenvolvimento de profissionais para uma atuação diferenciada no Sistema Único de Saúde (SUS), a formação prevista nos PRS não prioriza apenas habilidades técnicas e aspectos cognitivos. Também são trabalhadas as competências humanísticas e a autonomia para que o pós-graduando desenvolva sua capacidade de tratar o ser humano em suas peculiaridades dadas por seu contexto e perfil cultural, econômico, político e social. “Nada mais justo do que o lançamento de uma obra digital para registrar estas importantes ações”, ressalta Dulciane.

Kimberly Samantha Ebert Lessing, estagiária curricular do curso de Jornalismo da Unisc.