Hospital Santa Cruz promove ações de incentivo ao aleitamento materno

O Agosto Dourado é o mês dedicado às ações de conscientização e incentivo ao aleitamento materno. No Hospital Santa Cruz, referência regional em gestantes/partos de alto risco, orientar as gestantes e puérperas sobre os benefícios da amamentação faz parte da rotina da área materno-infantil da Instituição e, durante o mês de agosto, são organizados e divulgados eventos alusivos a este tema com o objetivo de reforçar a importância do aleitamento materno.

Os benefícios da amamentação são inúmeros. Porém, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), apenas 39% dos bebês brasileiros são amamentados com exclusividade até os cinco meses de vida. O leite materno contribui para a melhora nutricional da criança, reduz a chance de obesidade, hipertensão e diabetes, diminui os riscos de infecções e alergias, além de provocar um efeito positivo na inteligência e no vínculo entre mãe e bebê.

Para enfatizar a campanha do Agosto Dourado, a equipe da Unidade de Cuidados Intermediários (UCI) do HSC organizou um espaço para que as mães tenham a oportunidade de registrar e eternizar este momento. Um estúdio foi elaborado e montado pela enfermeira Inês Henn junto à equipe, com o apoio da coordenadora de enfermagem da área materno-infantil, Lis Spat. Neste espaço estão sendo registradas fotos de todas as mães de bebês internados na UCI, na Maternidade e na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal e Pediátrica que amamentam e tiverem interesse em fotografar.

A Maternidade também foi decorada com balões dourados e cartazes informativos alusivos à campanha. Além disso, foram distribuídos bombons às puérperas internadas na Instituição com mensagens de conscientização e de incentivo ao aleitamento materno.