HSC realiza campanha interna sobre Acreditação Hospitalar

O Hospital Santa Cruz iniciou em agosto uma campanha interna sobre o processo de Acreditação Hospitalar que a Instituição está participando junto à Organização Nacional de Acreditação (ONA). Foram realizados encontros em diferentes turnos e horários, na sala de reuniões da casa de saúde, com a participação de funcionários, médicos do corpo clínico e residentes do Hospital.

Os encontros foram marcados pela apresentação da identidade visual que será símbolo da campanha, que conta com o desenho de três estrelas que significam os três níveis da certificação ONA e o slogan Acreditar é a nossa conquista. Nos encontros também foram realizados orientações de como funciona o processo de certificação, acompanhado de um vídeo de sensibilização para envolver os colaboradores.

A ONA é uma entidade não-governamental e sem fins lucrativos que certifica a qualidade de serviços de saúde no Brasil, com foco na segurança do paciente. Por meio da acreditação, a instituição de saúde garante uma gestão eficiente de recursos e harmonia na integração entre todos os setores e profissionais, por meio da adoção de protocolos reconhecidos, processos bem definidos e funções específicas, gerando um quadro de padronização que advém à referida qualidade assistencial.

Para isso, o HSC vem promovendo desde 2018 uma série de ações com o objetivo de aprimorar ainda mais os recursos humanos existentes, uniformizar os processos e qualificar as estratégias de gestão. Inúmeras estratégias estão sendo pensadas e construídas pelo Comitê da Qualidade para a disseminação da campanha, tendo como foco a qualificação na assistência e a segurança do paciente em todas as áereas.

Para ser acreditada, a Instituição deve atender a um rigoroso conjunto de normas e legislações do setor de saúde que, no final, pode atingir três níveis possíveis de acreditação, que dependem do grau de maturidade da cultura de segurança do paciente em que se encontram. Para o nível 1 (Acreditado), a instituição deve atender aos critérios de segurança do paciente em todas as áreas de atividade, incluindo aspectos estruturais e assistenciais. Para atingir o nível 2 (Acreditado Pleno), além dos critérios de segurança deve-se apresentar gestão integrada, com processos ocorrendo de maneira fluida e plena comunicação entre as atividades. Ambos têm validade de dois anos.

Já o princípio do nível 3 (Acreditado com Excelência) é a excelência em gestão. Nesse caso o estabelecimento de saúde precisa atender aos níveis 1 e 2, além de demonstrar uma cultura organizacional de melhoria contínua com maturidade institucional. O certificado de excelência é válido por três anos.

Confira abaixo as fotos das capacitações: