Exposição “Pequenos Valentes – 5 anos depois” volta para o HSC

A exposição fotográfica Pequenos Valentes – 5 anos depois, do Hospital Santa Cruz, segue agora na recepção da casa da saúde. O trabalho reúne nove crianças que nasceram no ano de 2014 e que precisaram ficar por um período internadas na Unidade de Cuidados Intermediários (UCI) ou na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal, mostrando as fotos da época e como estão atualmente.

O objetivo da exposição é mostrar que os pequenos pacientes que contaram suas histórias de superação no primeiro ano do projeto, há cinco anos, hoje estão grandes, fortes e felizes, mesmo tendo nascido tão pequenos. As histórias dos pequenos valentes do HSC estão narradas no site da Instituição e o projeto foi uma iniciativa das equipes da UTI Pediátrica e da UCI, com fotos no estilo NewBorn produzidas pela própria equipe de enfermagem das unidades. As fotos atuais, expostas com as imagens das crianças quando bebês, foram produzidas pela Delux Foto Studio.

A exposição foi uma das atividades promovidas pelo HSC alusivas ao mês da prematuridade, celebrado em novembro. As fotos já foram expostas no Shopping Santa Cruz e na Unisc. A programação contou ainda com uma oficina de Shantala para bebês, oferecida pela Unimed, e com a palestra Prematuridade – um cuidado, uma causa e vários desafios, ministrada pela enfermeira Andréia Amorim, coordenadora assistencial do serviço materno-infantil do Hospital Moinhos de Vento, de Porto Alegre.