Profissionais do HSC participam de congresso de controle de infecção

A Associação GaúchaIMG-20181123-WA0004 de Profissionais em Controle de Infecção sediou, de 7 a 10 de novembro, o 16º Congresso Brasileiro de Controle de Infecção e Epidemiologia Hospitalar e o 1º Congresso Brasileiro de Controle de Infecção em Pediatria e Neonatologia, realizados no Centro de Eventos da Fiergs, em Porto Alegre. O evento contou com a participação de profissionais do Hospital Santa Cruz (HSC) e discutiu temas importantes da área de controle de infecção, como higienização das mãos, infecções relacionadas a procedimentos invasivos, manejo de infecções cirúrgicas, controle de multirresistência, reuso de produtos de saúde, infecções fúngicas, uso de antimicrobianos, métodos de tratamento de materiais, limpeza de ambiente, formação do profissional de controle de infecção e segurança do paciente, entre outros.

Ao todo foram 125 palestrantes internacionais, nacionais e regionais. A representação nacional contou com mais de 12 estados. O HSC foi representado pela enfermeira Eliane Krummenauer e pelo médico infectologista Marcelo Carneiro, ambos da Comissão de Controle de Infecção e Epidemiologia Hospitalar da Instituição e participantes da comissão científica do evento. Carneiro representou também a Associação Brasileira de Controle de Infecção Hospitalar (ABIH) e a Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), juntamente com a professora Janine Koepp e as acadêmicas de enfermagem Maitê Souza Magdalena e Paola Scotta Ludtke, que participaram como congressistas e apresentadoras de trabalhos científicos.

O Hospital Santa Cruz e a Unisc levaram para o evento 14 publicações científicas das áreas médica, de enfermagem e de farmácia, envolvendo acadêmicos e residentes, conduzidos também pela farmacêutica Rochele Mosmann Menezes. Foram 12 publicações em forma de pôsteres e duas como temas livres orais. O estudo multicêntrico internacional envolvendo Bolívia, Estados Unidos, Colômbia, Equador, Argentina, Chile, Peru, Panamá, Uruguai e Brasil, intitulado Nível de desenvolvimento dos programas para a gestão do uso de antimicrobianos em UTIs da América Latina (Grupo Proyecto PROA), apresentado por Marcelo Carneiro, foi premiado como os Melhores temas livres orais.

A Unisc participou como instituição apoiadora do evento por intermédio de verba Fapergs. Conforme Eliane, isso vem ao encontro da missão de produzir, sistematizar e socializar o conhecimento por meio do envolvimento de profissionais, acadêmicos e professores, fortalecendo cada vez mais a integração da assistência, ensino, pesquisa e extensão.