Acolher PCD promove conversa sobre mercado de trabalho

O Hospital Santa Cruz, por meio do Programa Acolher PCD, realizou nesta quinta-feira, dia 29, uma atividade voltada aos funcionários da Instituição sobre a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho. O objetivo foi oferecer um espaço de conversa, de troca de informações e vivências, tendo como mediadores a equipe da Apae de Santa Cruz do Sul.

Iniciado em 2012, o Programa Acolher PCD é voltado à preparação, seleção, integração e acolhimento de pessoas com deficiência. Entre as ações desenvolvidas estão o curso preparatório para pessoas com deficiência, que prepara os participantes para a entrada no mercado de trabalho dando condições de inserção e acompanhamento do seu desenvolvimento junto às mantidas da Associação Pró-Ensino em Santa Cruz do Sul (Apesc), e o processo seletivo para vários cargos do Hospital, considerando sempre o potencial do candidato para o desenvolvimento na função e o desejo individual.

O programa inclui também um trabalho de sensibilização das equipes que irão acolher os candidatos, com o propósito de tornar as equipes aptas para receber e acolher os profissionais com deficiência, além da integração e acompanhamento antes de iniciar no setor. Após 15 dias de trabalho é agendado o primeiro encontro de acompanhamento e desenvolvimento individual, no qual é feito uma escuta e aplicada uma técnica que possibilite a autoavaliação e o desenvolvimento das competências.

Além destas ações, o HSC vem em processo contínuo de adaptação da estrutura e/ou adequações para melhor atender às demandas dos colegas com deficiência. Nessa perspectiva, a Instituição já ofereceu também dois cursos in company de Libras abertos a todos os funcionários.

Mais informações sobre o Programa Acolher PCD podem ser obtidas junto ao setor de Desenvolvimento Humano do Hospital Santa Cruz, pelo telefone (51) 3713-7406 ou pelo e-mail recrutamentohsc@unisc.br.