Hospital Santa Cruz promove palestra sobre tuberculose

A Comissão de ConIMG_9783trole de Infecção e Epidemiologia Hospitalar (CCIH) do Hospital Santa Cruz realizou, no dia 22 de março, uma palestra com o tema Tuberculose, uma realidade perto de nós!. Em parceria com o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT) e o Serviço de Educação Permanente (SEP) da Instituição, o encontro teve como objetivo conscientizar funcionários do hospital, alunos, profissionais da área da saúde e demais interessados sobre os riscos da doença e suas formas de contágio.

A tuberculose é uma doença infecto-contagiosa que ataca principalmente os pulmões, mas também pode afetar ossos, rins e outros órgãos, em casos mais raros. Causada por uma bactéria, o contágio acontece de forma direta, ou seja, por meio da saliva, tosse, espirros etc. Seu principal sintoma é a tosse seca por mais de quatro semanas. O tratamento com antibióticos é 100% eficaz e dura seis meses, sendo fundamental que o paciente não abandone antes do prazo estipulado pelos médicos.

A palestra ocorreu no auditório do curso de Medicina do HSC e foi ministrada pelo médico Marcelo Carneiro, coordenador da CCIH, e pela professora Lia Possuello, bioquímica e membro da Rede Brasileira de Pesquisa em Tuberculose.