Prevenção do Câncer de Próstata é tema de encontro no HSC

Funcionários IMG_9311do Hospital Santa Cruz participaram, na tarde de sexta-feira, 10, de uma palestra sobre a Prevenção do Câncer de Próstata. O evento ocorreu na sala de reuniões da casa de saúde e teve como palestrante o médico urologista Sandro Laste, que destacou a importância do diagnóstico precoce na prevenção da doença.

A atividade está relacionada à campanha Novembro Azul, que atua na conscientização de doenças masculinas com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata. As estimativas do Instituto Nacional de Câncer, para 2016/2017, apontaram o surgimento de 61.200 novos casos. Cerca de um a cada sete homens será diagnosticado com câncer de próstata durante a vida.

O câncer de próstata ocorre principalmente em homens mais velhos. Cerca de seis em cada 10 casos são diagnosticados em homens com mais de 65 anos, sendo raro antes dos 40 anos. A média de idade no momento do diagnóstico é de 66 anos.

O câncer de próstata é a terceira principal causa de morte por câncer em homens, seguido apenas pelo câncer de pulmão e o câncer colorretal. Cerca de 1 homem em 39 morrerá de câncer de próstata. O câncer de próstata pode ser uma doença grave, mas a maioria dos homens diagnosticados com a doença precocemente conseguem um bom prognóstico.

Dados: Instituto Oncoguia.