Sipat do Hospital Santa Cruz se encerra nesta sexta-feira

A programação da 38ª edição dIMG_9081a Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho (Sipat) do Hospital Santa Cruz contou, na manhã desta quinta-feira, 14, com uma Roda de Conversa coordenada pela psicóloga da Instituição, Letícia Aline Bach, e pela técnica em segurança do trabalho Silvana Dick. O encerramento da Sipat ocorrerá nesta sexta-feira, 15, das 8h30 às 16h30, com uma série de atividades, como jogos, exposição de fotos, campanhas de segurança no trabalho e mateada.

A abertura da semana ocorreu na segunda-feira com uma apresentação cultural no auditório do curso de Medicina. No decorrer do primeiro dia ainda houve palestras sobre sustentabilidade, campanhas de segurança e roda de conversa.

A Sipat é oferecida aos funcionários do HSC e abrange todos os turnos de trabalho. A programação também contou com palestras sobre educação no trânsito, estresse, entre outras. Além disso, foram promovidas atividades especiais como o Lian gong – método chinês com a prática de exercício corporal oriental e blitz de trânsito na portaria dos fundos do HSC.

Nesta quarta-feira, 13, duas palestras motivacionais abordaram os temas Como o stress pode causar acidentes e Qual lugar que o trabalho ocupa na sua vida? Os palestrantes remeteram a exemplos de como viver em harmonia nos dias de hoje.

Na parte da manhã, Luciano Lapsen, da escola de treinamento profissional Dale Carnegie Training, mostrou os índices de pessoas que sofrem de estresse, que, segundo a Associação de Gerenciamento do Estresse, o Brasil perde apenas para o Japão em número de profissionais estressados por ano. Além disso, deu dicas de como ser mais calmo no ambiente de trabalho e no dia a dia, entre elas cuidar com a sobrecarga de trabalho, a monotonia e a desvalorização. Sobretudo, acreditar em si mesmo, ter atitude e ser autoconfiante são os itens primordiais.

Na parte da tarde, as psicólogas Renata Borstmann e Yohanna Breunning fizeram uma dinâmica entre os participantes, dando-lhes um papel e pedindo pra que escrevessem alguma frase, sentimento ou agradecimento. Após, pediram para que colassem num cartaz para após ser colocado em algum dos corredores da Instituição.