Simulação de Primeiros Socorros é realizada no HSC

Ocorreu na ma_DSC0385nhã do dia 16 de agosto um treinamento prático de primeiros socorros para a Brigada de Emergência do Hospital Santa Cruz. A atividade, que ocorre anualmente, foi organizada e ministrada pelo Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT) do HSC no estacionamento interno do hospital.

O técnico de segurança do trabalho do SESMT, Rodrigo Santos, avaliou o exercício de resgate pré-hospitalar como positivo. “Foi realizado o passo a passo que é necessário em um resgate. Houve alguns pontos que podem ser melhorados, porém, o retorno foi significativo tanto por parte da Brigada de Emergência como também do hospital como um todo”, disse.

A Brigada de Emergência é um grupo de pessoas treinadas, organizadas e capacitadas dentro de uma organização, empresa ou estabelecimento para realizar o atendimento em situações de emergência. Ela tem também como atribuições organizar ações de prevenção como avaliação dos riscos existentes, inspeções dos equipamentos de combate a incêndio, inspeções das rotas de fuga, orientações à população fixa e flutuante e ainda exercícios simulados.

Na área de emergências estão capacitados a identificar a situação de risco, alarme e abandono de área, acionamento do Corpo de Bombeiros, primeiros socorros e combate a princípios de incêndio. No Hospital Santa Cruz a Brigada de Emergência conta com 65 brigadistas, divididos por pavimentos e turnos.

Para fazer parte da equipe, o funcionário, de forma voluntária, se inscreve no SESMT. É necessário ter mais de 18 anos, ser efetivo na Instituição e ter boas condições. Após passa por treinamentos teóricos e práticos.