Hospital Santa Cruz promove ações de incentivo à amamentação

Durante a SemanIMG-20170803-WA0050a Mundial do Aleitamento Materno, de 1º a 7 de agosto, o Hospital Santa Cruz desenvolveu ações de promoção, proteção e apoio à amamentação. Nas unidades de internação da Maternidade e da Pediatria foram realizadas rodas de conversa, nas quais as mães puderam tirar dúvidas sobre o tema.

Nas unidades de terapia intensiva (UTI) e de cuidados intermediários (UCI), os grupos Aconchego e Bebê a Bordo se uniram para falar sobre o assunto. As mães receberam um certificado elaborado com o objetivo de valorizar e incentivar a prática da amamentação.

Participaram das atividades enfermeiras, fonoaudióloga, residentes do programa de residência multiprofissional em psicologia, nutrição, odontologia e fisioterapia e acadêmicas dos cursos de Enfermagem e de Psicologia. No dia 1ª as unidades da maternidade, pediatria, centro obstétrico, UTI e UCI amanheceram douradas em comemoração ao Agosto Dourado, mês de incentivo à amamentação.

Significados do laço dourado:
– A cor dourada deve-se à importância da amamentação que é o padrão ouro para a alimentação infantil.
– Um lado do laço representa a mãe, o outro lado a criança. Os lados são simétricos pois mãe e criança são igualmente importantes para o sucesso da amamentação.
– O nó representa o apoio (da família, dos serviços de saúde e da sociedade). Sem nó não haveria laço, sem apoio, não haveria sucesso na amamentação.
– As pontas do laço representam o futuro, a amamentação continuada e a adequada introdução alimentar.