Representante do Ministério da Saúde realiza visita ao Hospital Santa Cruz

O Hospital Santa Cruz recebeu, no dia 20 de nIMG_1510ovembro, o psicólogo e representante do Departamento de Gestão da Educação na Saúde (DEGES) e da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES) do Ministério da Saúde (MS), Thiago Rocha Pinto. A visita teve como intuito avaliar as ações desenvolvidas pelo Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET – Sáude Redes de Atenção), desenvolvidas nos municípios de Santa Cruz do Sul, Rio Pardo e Vera Cruz, assim como conhecer os serviços de saúde onde acontecem estas práticas.

Entre as atividades que são aplicadas no HSC está o sub-projeto Rede Cegonha, focado na promoção da saúde e atenção humanizada sobre gravidez, parto e pós-parto; e o PET – Saúde assistência integral nas Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNTs). O avaliador participou de uma visita técnica na tarde do dia 20 de novembro nos locais em que o PET é desenvolvido pela Instituição.

Durante o encontro foi possível apresentar as instalações do HSC, em especial a área materno-infantil e as unidades que atendem pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Além disso, ele conheceu as ações já desenvolvidas pelos dois grupos. Uma das observações feitas pelo avaliador foi em relação à boa qualidade dos espaços voltados ao ensino dos alunos.

O representante do Ministério da Saúde esteve acompanhado pelos coordenadores e tutores do projeto. O grupo foi recepcionado pela preceptora do DCNTs no HSC, a psicóloga Aline Badch Rosa, juntamente com a enfermeira da maternidade e preceptora do Rede Cegonha no Hospital, Bianca Ghignatti, além de alunos bolsistas (remunerados e voluntários).